CAMPO GRANDE
FAC oferece 1,3 mil vagas para curso de ovos de Páscoa de colher
CAMPO GRANDE
A Prefeitura de Campo Grande através do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) abriu nesta quinta-feira (7), as inscrições para a oficina de ovos de Páscoa de colher. O curso será realizado entre os dias 15 a 27 de março, no refeitório do Instituto Mirim. Neste ano serão ofertadas 1,3 mil vagas.
As aulas serão ministradas no período vespertino em duas turmas, nos horários das 15h e das 16h30. Aos sábados, serão três turmas às 8h, 10h e 14h. Os interessados devem fazer a inscrição pelo link https://forms.gle/47frAfScrTddjTSB8 até o total das vagas serem preenchidas.
Após o cadastro, a equipe técnica do FAC entrará em contato para a efetivação da matrícula. Para isso, é necessário que o inscrito salve o número do FAC na agenda telefônica do seu aparelho celular (2020-1361).
O curso realizado pelo Fundo de Apoio à Comunidade em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), tem como objetivo proporcionar a capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho e aumento da renda familiar.
Para a coordenadora-geral do FAC, Adir Diniz, é gratificante acompanhar a evolução do curso, que a cada ano, insere um número maior de pessoas no mercado de trabalho. “Tenho certeza que muitas famílias já tiveram as vidas transformadas por este curso nos últimos anos. E sempre digo que ele é uma oportunidade de gerar renda sem sair de casa”, destacou.
Ministrado pela chef Eva Galvão, o curso ensinará sobre noções de higiene na manipulação dos alimentos, a origem do ovo de Páscoa, temperagem do chocolate e como fazer a casquinha do ovo de Páscoa. A aula contará ainda, com as receitas de recheio de leite ninho, creme brûlée, montagem dos ovos, técnicas de venda e precificação.
“Esse é um curso pensado principalmente para as mães que precisam ganhar uma renda extra, elas vão aprender como fazer desde a temperagem do chocolate, até a casca do ovo. Ensinaremos ainda, três receitas que são a tendência atual no mercado da confeitaria”, salientou Galvão.
As aulas são gratuitas, assim como todo material disponibilizado em sala. Cada participante receberá um kit para sua primeira produção e comercialização, apostila com mais de 20 receitas e certificado.
Serviço:
Os interessados devem ficar atentos às redes sociais do FAC, a qual contará diariamente com a publicação de um novo formulário para o preenchimento das vagas remanescentes para os dias seguintes de curso.
Link para inscrição: https://forms.gle/47frAfScrTddjTSB8
Endereço: Refeitório do Instituto Mirim, Avenida Fábio Zahran, 6000.
Mais informações: 2020-1361
Siga o FAC nas redes sociais para acompanhar as próximas oficinas: Instagram @fac.pmcg
CAMPO GRANDE
Carnaval 2026: Com investimento recorde, Campo Grande espera atrair 100 mil foliões
Capital sul-mato-grossense se prepara para viver o maior Carnaval de sua história. Com um investimento público de R$ 2,6 milhões — o dobro do valor aplicado no ano passado —, o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande consolidam a festa como um potente motor da economia criativa e do turismo.
A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelos blocos de rua e pela passarela do samba na Praça do Papa entre os dias 16 e 17 de fevereiro.
O Dobro do Investimento: Foco na Economia e Cultura
O aporte financeiro robusto reflete uma mudança de estratégia: tratar o Carnaval como um “produto único”. Ao integrar o desfile das escolas de samba e os blocos de rua, o estado busca atrair turistas do interior e de estados vizinhos.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o recurso é um investimento com retorno garantido. “Temos orgulho desse aporte, que traz valorização da nossa cultura e geração de renda imediata para o comércio, hotelaria e setor de serviços”, pontuou durante coletiva no MIS.
Programação e Estrutura
O investimento viabiliza uma logística de grande porte, incluindo palcos, som, iluminação e esquemas de segurança reforçados para as famílias.
-
Desfiles das Escolas de Samba: Dias 16 e 17 de fevereiro, na Praça do Papa (Vila Sobrinho).
-
Blocos de Rua: Programação por diversos pontos da cidade, com foco na inclusão e acessibilidade.
-
Valorização Artística: Realização da Mostra das Fantasias Carnavalescas no Armazém Cultural, destacando o trabalho dos carnavalescos locais.
Carnaval Inclusivo e Seguro
Representantes da Lienca (Liga das Escolas de Samba) e do ABC (Aglomerado de Blocos de Rua) destacaram que a parceria com o poder público permitiu planejar uma festa mais organizada. Thallyson Perez, presidente do ABC, reforçou que a estrutura deste ano foi desenhada para atender a diversidade do público campo-grandense.
“O Carnaval é um patrimônio imaterial. Este ano trazemos novidades em pautas sociais de inclusão, garantindo que a festa seja para todo mundo”, afirmou Perez.
Resumo da Folia na Capital
| Item | Detalhes |
| Público Estimado | +100 mil foliões |
| Investimento Estadual | R$ 2,6 milhões (Recorde) |
| Datas Principais | 16 e 17 de fevereiro (Desfiles) |
| Local dos Desfiles | Praça do Papa |
| Impacto Econômico | Comércio, Hotelaria e Gastronomia |
-
CIDADES2 horas atrásBioparque Pantanal sedia congresso nacional sobre conservação e sustentabilidade ambiental
-
CULTURA5 dias atrásFim de semana em MS tem observação de astros, feiras criativas e teatro gratuito
-
CULTURA2 horas atrásCentro de Campo Grande recebe dois dias de shows gratuitos, batalhas de rima e feira
-
GERAL2 dias atrásCiência e cálculo puro: Polícia Científica explica como perícia desvenda dinâmica de acidentes em MS
-
TRÂNSITO2 dias atrásPassos que conscientizam: Crianças de até 5 anos realizam caminhada do Maio Amarelo na sede do Detran-MS
-
EMPREGO2 horas atrásAção itinerante da Funsat oferta 500 vagas de emprego no bairro Jardim Noroeste
-
BEM-ESTAR MS2 dias atrásMato Grosso do Sul vira referência internacional e atrai interesse da OPAS por avanços na Saúde Digital
-
GERAL2 dias atrásBloqueio Administrativo: Entenda o que impede o licenciamento e a transferência de veículos em MS
