MATO GROSSO DO SUL
Tecnologia otimiza fluxo e fiscalização em rodovia no Mato Grosso do Sul
MATO GROSSO DO SUL
Painéis analisam placas de veículos em 0,3 segundos para liberar trânsito no quilômetro 14 da BR-436
O Posto Fiscal Itamarati, na cidade de Aparecida do Taboado (MS), está modernizando operações em parceria com a empresa de tecnologia Imply. No local foram instalados Painéis de Mensagens Variáveis Fixos (PMVs), integrados ao Banco de Dados da Secretaria da Fazenda, para otimizar o fluxo e a fiscalização do trânsito.
Por meio de um sistema de reconhecimento de caractere óptico (OCR), os PMVs da Imply fazem a identificação automática de placas de veículos em 0,3 segundos, orientando motoristas sobre a necessidade de parar ou continuar o trajeto. Somente em abril, circularam mais de 185 mil automóveis pelo trecho.
“Estamos comprometidos em facilitar o dia a dia das pessoas e os processos das organizações, utilizando nossa expertise em tecnologia para criar soluções customizadas que beneficiem todos os envolvidos. Nos destacamos como a escolha principal para organizações que buscam o melhor em qualidade, escalabilidade e desempenho tecnológico”, afirma Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply Tecnologia.
Segundo a chefe do Posto Fiscal Itamarati, Carla Rubia Pereira Barbosa, a tecnologia possibilita um número menor de veículos parados nos pátios dos postos fiscais, situação que causava transtornos para veículos de passeio: “Desde análises das inscrições estaduais e CNPJs, até pendências fiscais e divergências de rotas, tudo acontece de forma rápida entre a passagem pela câmera OCR e a chegada aos PMVs para fiscalização”.
O trecho é administrado pela Way-112 desde março de 2023, quando a empresa do Grupo Way Brasil assumiu a concessão. A inovação se destaca entre os valores da concessionária para aprimorar a experiência dos usuários: “Temos a parceria construída entre a Imply e a Way tanto no Posto Fiscal quanto em projetos futuros que estamos desenvolvendo”, ressalta o gerente de TI da Way Brasil, André Kazuo.
CARAVINA EM PAUTA
Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.
O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.
A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.
Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.
“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.
O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.
Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.
O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.
A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.
