TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

EMPREGO

Governo de MS reafirma apoio a empreendedores que geram empregos no setor varejista

Publicados

EMPREGO

O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (10) da abertura do SuperAmas’ 24, que é uma tradicional feira de negócios do setor varejista do Mato Grosso do Sul. Ele destacou a importância do segmento para geração de empregos e renda no Estado e reafirmou o compromisso de apoiar estes empreendedores, que contribuem para o crescimento da economia.

“É uma das principais feiras de um setor que gera empregos e renda a nossa população. Cabe ao Governo do Estado não atrapalhar o empreendedor e buscar um ambiente competitivo para os negócios, fomentando as atividades e baixando os impostos de forma responsável. Do nosso lado vamos continuar os investimentos em logística e infraestrutura, para atrair mais empresas”, afirmou o governador.

Depois da abertura do evento, Riedel fez questão de visitar várias empresas que estão expondo seus produtos no local, conversando com os empresários e empreendedores que movimentam a economia regional.

Governador discursa durante abertura do SuperAmas 2024

O SuperAmas está na sua 31° edição, sendo o segundo ano consecutivo no espaço Bosque Expo, em Campo Grande. A feira de negócios é realizada pela Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios.

Leia Também:  Funtrab lança plataforma online para cadastro de vagas de emprego na Capital

O evento começou nesta terça-feira (10) e segue até quinta (12), com mais de 50 expositores, tendo a presença das principais empresas do varejo de alimentos, entre elas supermercados, bares, restaurantes, hotéis, açougues, padarias, conveniências, entre outros estabelecimentos que tenham ligação com o ramo alimentício.

Na programação estão previstas palestras, painéis, visitas técnicas orientadas, assim como espaço para comercialização, integração, lançamentos e atualização quanto às novas tendências do setor.

“Estamos orgulhosos de realizar este evento em 2024, trazendo melhorias e novidades, discutindo temas importantes para nosso setor, que tem mais de mil estabelecimentos comerciais e gera milhares de empregos no Estado. Nosso segmento está sempre inovando no atendimento, buscando a qualificação e novas tecnologias para atender os clientes. Também buscamos o diálogo constante com os poderes e a sociedade em geral”, afirmou Denylson Prado, presidente da AMAS.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Novos caminhos: em ritmo acelerado de crescimento, MS atrai cada vez mais trabalhadores de outras regiões do País

Publicados

em

Terra de oportunidades em um cenário de crescimento econômico, Mato Grosso do Sul tem sido palco para um grande encontro de culturas com histórias de vida marcadas pelo desenvolvimento pessoal e profissional. Um dos principais setores que contribuem para empregar cada vez mais homens e mulheres, sejam nativos ou de outros estados, é o de papel, celulose e florestas plantadas, concentrado na região Leste.

De acordo com dados do SIGA-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), ligado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a cadeia produtiva florestal em Mato Grosso do Sul gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.

O Estado possui o maior parque industrial de base florestal do Brasil e além das ofertas atrativas de trabalho, já oferece o terceiro melhor salário médio do Brasil, cerca de R$ 3,4 mil mensais.

O jovem piauiense Eduardo de Castro Nunes sabe muito bem o que significa todo este crescimento econômico. Ele encontrou em terras sul-mato-grossenses um celeiro de prosperidade para conquistar seus sonhos.

Eduardo chegou ao Estado no início de 2024 em busca de trabalho e melhores condições de vida. “Eu nasci em Teresina, no Piauí, mas fui criado em Matões, no Maranhão. Eu vim para Mato Grosso do Sul atrás de emprego, pois tinha uma vida muito sofrida, sem perspectiva. No MS, eu encontrei uma oportunidade de crescimento”, diz o jovem, que hoje trabalha no cultivo de florestas no município de Ribas do Rio Pardo, região conhecida como Vale da Celulose.

Apenas para ilustrar como o cenário de oportunidades evolui rapidamente, o Projeto Cerrado, da empresa Suzano, gerou mais de 10 mil empregos no pico de construção e, desde o início das operações – em julho de 2024 – outros 3 mil colaboradores especializados trabalham nas atividades industrial, florestal e de logística da nova unidade em Ribas do Rio Pardo.

Leia Também:  Feirão da Empregabilidade disponibiliza 122 empregos na manhã de terça-feira (14)

Já o Projeto Sucuriú, da empresa Arauco, em Inocência, deve gerar em torno de 14 mil empregos no auge da construção da unidade.

Esaú Rodrigues (Foto: Arquivo)

“Mato Grosso do Sul está vivendo um momento único, sendo o primeiro em investimento público no Brasil e ocupando o terceiro lugar em crescimento econômico. Com tantas oportunidades, nosso estado está atraindo pessoas de todo o país em busca de emprego e qualificação, oferecendo diversas vagas e programas”, destaca Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, secretário-executivo de qualificação profissional e trabalho da Semadesc.

Ele ainda lembra que o governo já ofertou mais de 270 mil vagas em cursos de qualificação e disponibilizará muito mais em 2025. “As oportunidades estão aí, para a população sul-mato-grossense e muitos que estão enxergando aqui como um novo berço de crescimento profissional e pessoal”.

Marina Dobashi (Foto: Álvaro Rezende)

Percepção de cenário compartilhada pela diretora-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho), Marina Dobashi: “Mato Grosso do Sul sempre foi um Estado interessante para se iniciar uma carreira profissional, um bom lugar para se viver, muitas pessoas que vêm de fora para trabalhar, acabam construindo sua vida por aqui. E percebemos que o mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais atrativo para pessoas de outros estados, especialmente pela expansão de setores estratégicos, como o agroindustrial, comércio e serviços”.

Oportunidade – Eduardo conta que soube da vaga por meio de um primo que já estava na região Leste. “Eu comecei como ajudante de floresta, e hoje sou operador de trator”, descreve o jovem de 20 anos, cheio de orgulho da nova fase profissional.

Leia Também:  Mutirão oferece vagas de emprego para trabalhadores em Campo Grande

E não foi só trabalho que ele encontrou por aqui. Apaixonou-se pela estudante corumbaense Lauriana Souza Pereira, de 26 anos.

Desde julho do ano passado, os dois jovens trocam experiências de vida, de hábitos e costumes culturais, que influenciaram na vontade de ficarem juntos. Recentemente, Eduardo e Lauriana intensificaram esta troca em viagens à Cidade Branca e ao Maranhão.

“A cultura corumbaense é muito rica. Também tem a cultura pantaneira, de fronteira com a Bolívia, e toda uma história da cidade”, conta Eduardo.

Lauriana descreve que o choque cultural foi intenso e positivo. Cursando o terceiro ano de Turismo na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, a estudante também abraçou as oportunidades que foram surgindo.

Por meio da instituição, ela conseguiu uma bolsa de estudo que serviu de auxílio para permanecer na capital e ajudar nas despesas com alimentação. A escolha pelo curso de Turismo foi inspirada pelas festividades da sua cidade natal: Banho de São João e Carnaval, entre tantos outros.

“Corumbá é repleta de histórias e manifestações culturais. E o turismo me possibilita trilhar por diversas áreas, mas me chama atenção o setor de eventos e com os quais já tive oportunidade de trabalhar como o Festival América do Sul”, acrescenta a estudante.

Eduardo também tem outros sonhos. Ele pretende estudar Geografia ou Física. “Eu me interesso muito por Física Quântica, é um sonho de infância”, diz entusiasmado o mais novo cidadão sul-mato-grossense de “coração”.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Foto de capa: Saul Schramm
Imagens das galerias: Arquivo pessoal

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA