TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

BEM-ESTAR MS

Mato Grosso do Sul forma novos vacinadores para reforçar a saúde nos municípios

Publicados

BEM-ESTAR MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul está formando novos profissionais para trabalhar na vacinação, especialmente nas cidades do interior do estado. O objetivo é garantir que mais pessoas sejam vacinadas e que os serviços de saúde sejam de alta qualidade.

Nesta semana, a SES começou mais um curso intensivo de vacinação na Escola de Saúde Pública. Essa é a segunda turma de um total de 39 municípios, completando uma iniciativa que começou em junho com os primeiros 40 municípios.

O que os novos vacinadores aprendem?

O curso, com 40 horas de aulas teóricas e práticas, ensina sobre:

  • Como funcionam as salas de vacinação.
  • O calendário de vacinação.
  • Como armazenar as vacinas corretamente (rede de frio).
  • As melhores práticas para aplicar as vacinas.

Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, explica que o objetivo é melhorar a qualidade da vacinação e aumentar a quantidade de pessoas vacinadas, para evitar que doenças que já foram controladas voltem a aparecer.

Impacto positivo nos municípios

Leia Também:  Alerta: Estoques de sangue do Hemosul no Hospital Regional atingem níveis críticos

Profissionais como Camila Maria, técnica de enfermagem de Juti, e Nenilvo Alves, técnico de enfermagem de Anaurilândia, destacam a importância do curso. Para Camila, o treinamento vai permitir que a equipe de vacinação de Juti amplie suas ações, chegando a áreas rurais e domicílios. Nenilvo, por sua vez, poderá assumir a sala de vacinação de Vila Quebracho, facilitando o acesso dos moradores às vacinas sem precisar se deslocar até a cidade.

Cátia Mendonça, enfermeira e coordenadora de imunização de Mundo Novo, ressalta a importância da capacitação em regiões de fronteira. Com casos de sarampo no Paraguai, o município precisa se preparar para aumentar a cobertura vacinal e evitar a volta da doença, que já está sob controle no Brasil. A participação no curso permitirá a abertura de três novas salas de vacinação em Mundo Novo.

O curso vai até sexta-feira (11) e a SES reforça seu compromisso em oferecer treinamentos que melhorem a saúde pública em Mato Grosso do Sul.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BEM-ESTAR MS

Operação Chikungunya: MS entra em estado de alerta e reforça ofensiva na Grande Dourados

Publicados

em

Governo do Estado abre leitos exclusivos, traz vacina inédita em caráter piloto e intensifica o fumacê para conter o avanço das arboviroses.

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), elevou o nível de resposta para frear o avanço da chikungunya no estado. Com atenção total voltada para a região de Dourados, onde o cenário epidemiológico exige cautela, o Estado montou uma verdadeira “operação de guerra” que une assistência médica, alta tecnologia laboratorial e controle de vetores.

“Estamos atuando de forma coordenada, com monitoramento diário e ampliação da capacidade de atendimento. É uma resposta estruturada para garantir cuidado à nossa gente”, afirmou o secretário de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

As 5 frentes da ofensiva contra a Chikungunya:

Vacinação Estratégica: Após articulação direta com o Ministério da Saúde, o MS receberá a vacina contra a chikungunya como parte de uma estratégia piloto, focada especialmente nas populações em maior risco.

Reforço Hospitalar: Abertura imediata de 15 leitos exclusivos em Dourados para casos moderados e graves, garantindo que ninguém fique sem assistência.

Leia Também:  Ciência contra o Crime: Polícia Científica de MS expande banco genético em 170 vezes

Ação em Territórios Indígenas: Uma força-tarefa atua diretamente nas comunidades com instalação de estações disseminadoras de larvicidas e capacitação de agentes locais.

Cerco ao Mosquito: Intensificação do fumacê (UBV pesado) e uso de bombas costais motorizadas para eliminar focos em pontos estratégicos.

Monitoramento de Elite: Ativação da Sala de Situação e do Centro de Operações de Emergência (COE) para reuniões diárias e análise de dados em tempo real pelo Lacen.

Presença no campo

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, tem acompanhado as equipes técnicas pessoalmente em Dourados para alinhar as estratégias de busca ativa por focos e orientação à população. A integração entre o Estado, o município e órgãos federais como a SESAI e o DSEI é o que garante que a ajuda chegue com rapidez às áreas mais vulneráveis.

 

Fique atento! Febre alta de início súbito e dores intensas nas articulações são os principais sintomas da chikungunya. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima e não se automedique.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA