TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

TRÂNSITO

Detran-MS aposta em inteligência artificial e intérprete em Libras para modernizar atendimento em Campo Grande

Publicados

TRÂNSITO

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) deu mais um passo na modernização de seus serviços ao implementar, a partir desta segunda-feira (3), duas novas ferramentas tecnológicas voltadas à inclusão e à agilidade: um totem de autoatendimento de última geração e a Central de Libras Digital. A fase inicial de testes e operação ocorre na Agência Geraldo Garcia, localizada no Shopping Pátio Central.

O objetivo do projeto é aliar tecnologia e atendimento humanizado, permitindo que o cidadão resolva pendências de forma autônoma e sem barreiras de comunicação.

Inteligência Artificial a serviço do condutor

O novo totem de autoatendimento foi reformulado para oferecer navegação fluida e acessível. Entre as novidades, destaca-se uma assistente virtual impulsionada por inteligência artificial, desenvolvida para orientar o usuário passo a passo durante a navegação.

Pelo terminal, os motoristas podem realizar serviços essenciais de forma rápida, como:

  • Emissão da Guia Flex;

  • Consulta de débitos do veículo;

  • Verificação de pontuação na CNH;

  • Download e impressão do CRLV.

A expansão e atualização da rede de terminais fundamentam-se na alta demanda popular. Dados do órgão mostram que, entre abril de 2022 e julho de 2026, os totens do Detran-MS registraram mais de 842 mil acessos em todo o Estado. Apenas nos primeiros sete meses de 2026, já foram contabilizados 127.748 atendimentos, consolidando o canal digital como uma das principais preferências do público.

Leia Também:  Recapeamento e nova pavimentação reforçam infraestrutura urbana em Paranaíba e Culturama

Inclusão em tempo real: Central de Libras Digital

Para garantir atendimento pleno a pessoas surdas ou com deficiência auditiva, o Detran-MS viabilizou a Central de Libras Digital em parceria técnica com a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC-MS).

O funcionamento é simples e direto:

  1. O usuário aponta a câmera do celular para o QR Code posicionado no balcão de atendimento.

  2. É iniciada instantaneamente uma videochamada ao vivo com um intérprete de Libras.

  3. O profissional faz a mediação em tempo real entre o cidadão e o servidor público, garantindo clareza na prestação do serviço.

SERVIÇO

Lançamento do Totem Digital e Central de Libras

  • Data: Segunda-feira, 3 de agosto de 2026

  • Horário: 14h30

  • Local: Agência Geraldo Garcia — Shopping Pátio Central (Campo Grande/MS)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRÂNSITO

Passos que conscientizam: Crianças de até 5 anos realizam caminhada do Maio Amarelo na sede do Detran-MS

Publicados

em

Os corredores da sede do Detran-MS ganharam um tom diferente e emocionante na última sexta-feira (22). Bebês e crianças de 6 meses a 5 anos de idade, alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Detran, participaram de uma caminhada em apoio ao movimento Maio Amarelo.

Segurando balões amarelos e distribuindo panfletos informativos, os pequenos levaram mensagens de paz e segurança aos servidores e usuários da autarquia. A ação reforça a premissa de que a educação e a empatia no trânsito devem começar logo nos primeiros anos de vida.

Pequenos gestos, grandes lições

Mesmo com passos tímidos e o auxílio de professoras e familiares, as crianças contagiaram o ambiente. O pequeno Antônio, de apenas 4 anos, representou o sentimento do grupo ao entregar um folheto a uma servidora e alertar com seriedade: “Atenção no trânsito. Tome cuidado!”.

Em 2026, a campanha internacional traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Ao ver a mensagem ser transmitida pela pureza das crianças, os adultos foram convidados a refletir sobre a responsabilidade coletiva de proteger os mais vulneráveis nas vias públicas.

Leia Também:  Condenado por matar Carolina no trânsito é preso bêbado após provocar acidente na Afonso Pena

Formando condutores para o futuro

Para quem trabalha no órgão e vê o trânsito diariamente por meio de estatísticas, a presença dos filhos e netos na caminhada trouxe orgulho e esperança. É o caso de Claudia Almeida Gonçalves Salomão, gestora de atividades gerais do Detran-MS há 20 anos, que assistiu emocionada ao filho Samuel participar do ato.

“A mudança no trânsito começa assim, desde cedo. Porque é mais fácil formar a consciência de uma criança do que mudar os hábitos de um adulto. Eles vão crescer entendendo que fazem parte dessa transformação”, destacou a servidora.

A diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida, complementou que vivências práticas como essa geram memórias afetivas profundas nas crianças, servindo como base para a formação de pedestres, ciclistas e futuros motoristas muito mais humanos e conscientes em Mato Grosso do Sul.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA