TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

BEM-ESTAR MS

Mato Grosso do Sul forma novos vacinadores para reforçar a saúde nos municípios

Publicados

BEM-ESTAR MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul está formando novos profissionais para trabalhar na vacinação, especialmente nas cidades do interior do estado. O objetivo é garantir que mais pessoas sejam vacinadas e que os serviços de saúde sejam de alta qualidade.

Nesta semana, a SES começou mais um curso intensivo de vacinação na Escola de Saúde Pública. Essa é a segunda turma de um total de 39 municípios, completando uma iniciativa que começou em junho com os primeiros 40 municípios.

O que os novos vacinadores aprendem?

O curso, com 40 horas de aulas teóricas e práticas, ensina sobre:

  • Como funcionam as salas de vacinação.
  • O calendário de vacinação.
  • Como armazenar as vacinas corretamente (rede de frio).
  • As melhores práticas para aplicar as vacinas.

Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, explica que o objetivo é melhorar a qualidade da vacinação e aumentar a quantidade de pessoas vacinadas, para evitar que doenças que já foram controladas voltem a aparecer.

Impacto positivo nos municípios

Leia Também:  Maio é mês de doar: Banco de Leite do Hospital Regional faz apelo para ajudar bebês prematuros

Profissionais como Camila Maria, técnica de enfermagem de Juti, e Nenilvo Alves, técnico de enfermagem de Anaurilândia, destacam a importância do curso. Para Camila, o treinamento vai permitir que a equipe de vacinação de Juti amplie suas ações, chegando a áreas rurais e domicílios. Nenilvo, por sua vez, poderá assumir a sala de vacinação de Vila Quebracho, facilitando o acesso dos moradores às vacinas sem precisar se deslocar até a cidade.

Cátia Mendonça, enfermeira e coordenadora de imunização de Mundo Novo, ressalta a importância da capacitação em regiões de fronteira. Com casos de sarampo no Paraguai, o município precisa se preparar para aumentar a cobertura vacinal e evitar a volta da doença, que já está sob controle no Brasil. A participação no curso permitirá a abertura de três novas salas de vacinação em Mundo Novo.

O curso vai até sexta-feira (11) e a SES reforça seu compromisso em oferecer treinamentos que melhorem a saúde pública em Mato Grosso do Sul.

Propaganda

BEM-ESTAR MS

Investimento em capital humano impulsiona competitividade e excelência no setor farmacêutico

Publicados

em

Em uma indústria marcada por rígida regulamentação, constantes atualizações técnicas e busca por eficiência operacional, a criação de uma cultura de aprendizagem contínua tornou-se requisito essencial de sobrevivência e crescimento. No setor farmacêutico, empresas investem cada vez mais na capacitação de suas equipes para garantir inovação, segurança e relevância no mercado.

Um exemplo prático desse modelo é o Laboratório Teuto, que conta com quase 4 mil colaboradores. A organização integra o desenvolvimento profissional ao seu plano estratégico, priorizando competências técnicas e comportamentais alinhadas aos objetivos do negócio.

O papel da liderança e a andragogia no ambiente corporativo

Segundo Cláudio Louzada, coordenador de treinamentos do Teuto e colaborador da empresa desde 2000, o sucesso do desenvolvimento corporativo depende do envolvimento ativo dos gestores.

“Os processos são contínuos e devem alcançar todos os colaboradores, mas isso só funciona se os líderes assumirem o protagonismo e forem peças-chave no engajamento. Quem vai levar a empresa para esses objetivos são as pessoas”, destaca Louzada.

O executivo ressalta a importância da andragogia (educação voltada para adultos), na qual os profissionais associam o aprendizado direto às suas experiências práticas. Para fixar o conhecimento na memória de longo prazo, a empresa adota metodologias ativas alinhadas ao modelo 70-20-10:

  • 70% do aprendizado: Prática diária e desafios da rotina de trabalho.

  • 20% do aprendizado: Troca de experiências e interações entre colegas.

  • 10% do aprendizado: Treinamentos e cursos formais.

Leia Também:  Dourados abre Policlínica do Hospital Regional com mais de 6 mil atendimentos por mês

Entre as dinâmicas utilizadas estão simulações de casos reais, conteúdos lúdicos, quizzes e teatralizações de situações do dia a dia da indústria.

Educação corporativa e cultura organizacional

Para dar suporte em escala às capacitações, o laboratório utiliza a Universidade Teuto, plataforma digital de ensino a distância que oferece centenas de cursos gratuitos e específicos. A ferramenta dispõe de salas virtuais por setor e fornece métricas detalhadas sobre o engajamento e desempenho das equipes para apoio à gestão.

Além da infraestrutura digital, a formação de multiplicadores internos desempenha papel central na difusão da cultura da empresa. Louzada pontua que esses profissionais transmitem não apenas o conteúdo técnico, mas também os valores e condutas da organização.

O investimento contínuo na qualificação de pessoal reafirma o compromisso do setor com a precisão e a segurança exigidas pela sociedade, consolidando uma indústria farmacêutica mais sólida, inovadora e alinhada às exigências do mercado.

Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA