TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CAMPO GRANDE

Solução para pagamentos de guias do Detran-MS em duplicidade. Saiba como pedir reembolso

Publicados

CAMPO GRANDE

Pagar alguma guia em duplicidade é algo que pode acontecer, principalmente nessa época do ano em que costumam entrar contas extras na planilha de gastos.

A orientação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) serve, por exemplo, para casos em que a pessoa tenha pago duas vezes alguma guia, ou após pagamento de multa, tenha seu recurso provido pela Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infração) ou Cetran (Conselho Estadual de Trânsito).

Assim que observar que houve pagamento indevido, o cidadão deverá buscar uma agência do Detran-MS para protocolar o pedido. O Requerimento de Ressarcimento pode ser impresso no site Meu Detran (Outros e Formulários), ou solicitado na agência onde será entregue a solicitação.

Além de justificar o motivo, também será necessário anexar os documentos pessoais, além da guia que foi paga com cópia do comprovante. Caso não possua conta bancária, será necessário preencher uma autorização para depósito em conta de terceiros.

Cabe ressaltar que embora os débitos relacionados a veículos, sejam vinculados ao Detran, a depender do tributo, outro pedido deverá ser protocolado junto ao órgão responsável, pois os valores são repassados a instituição de competência.

Leia Também:  TRAGÉDIA: Pai e filho morrem em acidente na BR-262 em Campo Grande

Em caso de dúvidas, o cidadão pode procurar a ouvidoria do Detran-MS que fará a orientação para protocolar o Requerimento de Ressarcimento.

O prazo para análise do pedido e devolução dos valores é entre 30 a 60 dias. Em 2023, foram mais de mil processos ressarcidos pelo Detran-MS.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Detran-MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CAMPO GRANDE

Biblioteca Isaias Paim incentiva leitura infantil com projeto de troca de livros

Publicados

em

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande, está promovendo o projeto Troca Book Infantil. Trata-se de uma oportunidade de trocar um livro por outro, incentivando o hábito da leitura.

Dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros são disponibilizados pelo Troca Book, permitindo que as pessoas tenham acesso a esses livros por meio da troca, de forma gratuita. O projeto para livros adultos teve início no dia 15 de abril e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h.

Seguindo a mesma proposta da versão adulta, a versão infantil do Troca Book é explicada pelo coordenador da Biblioteca Isaias Paim, Aparecido Melchíades. “A proposta é a mesma, só que voltada para o público infantil. Nós recebemos algumas doações de livros infantis e conseguimos montar este Troca Book infantil. Acho que o espaço ficou bem legal, conseguimos colocar uma quantidade de livros maior do que esperávamos. A ideia é que a criança venha, troque o seu livro e leve um novo daqui”.

Leia Também:  Campo Grande atinge marca de 3 mil crianças vacinadas contra a dengue
Crianças podem explorar o acervo do Troca Book Infantil na Biblioteca Isaias Paim, incentivando o hábito da leitura desde cedo

A ideia surgiu com o objetivo de atrair o público infantil para a biblioteca durante o período de férias escolares. “Inicialmente, foi para aproveitar as férias escolares, mas se a demanda for maior, vamos prolongar o projeto. A ideia do Troca Book é trazer mais pessoas para a biblioteca sem a necessidade de cadastramento ou formalidades. Queremos democratizar o acesso aos livros, quanto mais livros circularem, melhor”, esclarece Aparecido.

Crianças são muito bem-vindas na Biblioteca Isaias Paim. Há um espaço infantil que sempre atrai visitantes jovens. Neste sábado, o projeto Férias na Biblioteca espera atrair um público infantil significativo, com grandes expectativas.

Promover um acesso democrático aos livros e, ao mesmo tempo, fomentar e incentivar o gosto pela leitura. Esse é o objetivo do projeto Troca Book, que visa disseminar uma rede que possibilite a circulação de obras literárias, alcançando um público diverso que, em sua maioria, não tem o hábito da leitura, mas que pode ser incentivado a experimentar essa nova prática.

A troca – O leitor, seja infantil ou adulto, deve realizar a troca deixando um livro, de qualquer gênero literário, no expositor e pode levar qualquer outro livro que esteja no expositor. Isso pode ser feito quantas vezes o leitor desejar.

Leia Também:  Creas da Capital consolida iniciativas para familiarizar adolescentes com o mundo acadêmico

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no andar térreo do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro, em Campo Grande.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Daniel Reino/Setesc

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA