CIDADES
Direito de Aprender para Todos: Educação Especial Transforma Vidas nas Escolas de MS
CIDADES
Com uma estrutura completa e equipes especializadas, a Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul garante que o aprendizado seja real e de qualidade para mais de 5.400 estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos globais e altas habilidades.
Compromisso e Apoio Especializado
A Educação Especial na REE é organizada pela Coordenadoria de Educação Especial (Coesp) e tem como foco o cuidado e o desenvolvimento humano de cada aluno. A rede conta com 3.175 especialistas dedicados a garantir uma educação realmente inclusiva.
O trabalho consiste em oferecer apoio pedagógico especializado para alunos com:
Deficiência (visual, auditiva, intelectual e múltipla).
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Altas Habilidades/Superdotação.
Uma História de Acolhimento e Força
Entre os alunos que se beneficiam desse sistema está Jhennyfer Teixeira Koutchin, de 15 anos, estudante em Campo Grande. Depois de descobrir uma doença degenerativa que a fez usar cadeira de rodas, ela encontrou na escola o acolhimento necessário.
“Aqui na escola, eu me sinto acolhida. Os professores sempre me ajudam, principalmente minha professora de apoio, que está comigo todos os dias. Estou mais confiante, ela me estimula e me motiva”, relata Jhennyfer.
O Papel Fundamental do Professor de Apoio
Na escola de Jhennyfer, a equipe de Educação Especial trabalha para que o aluno aprenda e se desenvolva, respeitando suas necessidades. A Coordenadora Ziei Ferreira da Costa Sejas explica que o objetivo é garantir que todos tenham equidade e recebam o apoio necessário para realizar as atividades.
Um dos serviços mais importantes é o do professor de apoio especializado, como Jardeane Ribeiro da Silva, que acompanha Jhennyfer. Este profissional não substitui o professor de sala de aula, mas oferece um suporte diário e emocional, fazendo adaptações nas atividades e na rotina.
“Trabalhar com a Jhennyfer é uma experiência incrível… O apoio também é emocional. Cada conquista dela é uma vitória para todos nós”, disse a professora Jardeane.
Estrutura Completa de Apoio em MS
A inclusão em MS não é um caso isolado, é uma política pública robusta. A REE conta com:
213 Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas.
Atendimento educacional especializado em ambientes domiciliar e hospitalar.
Seis Centros e Núcleos especializados que oferecem formação, avaliações e tecnologias assistivas:
CEAME/TEA (para autismo).
CAS/MS (para surdez).
CAP-DV/MS (para deficiência visual), entre outros.
Além disso, o Governo investe na formação de professores: mais de 4.400 profissionais participaram de cursos específicos em Educação Especial apenas entre 2024 e 2025.
Inclusão é Qualidade de Vida
Janaina Belato, coordenadora de Educação Especial da SED, reforça que a verdadeira inclusão ocorre quando a escola oferece “condições reais de aprendizagem, desenvolvimento e convivência”. A diretora da escola, Adriana Belai, finaliza dizendo que a inclusão é um valor diário: “Temos orgulho de contribuir com uma educação que respeita as diferenças e prepara os jovens para o mundo”.
CIDADES
Bioparque Pantanal sedia congresso nacional sobre conservação e sustentabilidade ambiental
O governador Eduardo Riedel participou, nesta terça-feira (26), da abertura do 49º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual destacou que Mato Grosso do Sul mantém uma política que alinha o crescimento econômico à preservação da fauna e da flora locais.
Em seu pronunciamento, Riedel enfatizou a importância de debater a conservação ao lado do desenvolvimento sustentável, citando o Pantanal como exemplo de bioma que conta com legislações específicas para sua proteção. Segundo o governador, o estado demonstra que as cadeias produtivas e a sustentabilidade podem coexistir de forma equilibrada.
Detalhes do Evento e Programação
O congresso acontece entre os dias 26 e 30 de maio, trazendo como tema central “Um mergulho na conservação – ciência, sociedade e meio ambiente”. Realizado anualmente desde 1977, o encontro atrai pesquisadores, acadêmicos e profissionais das áreas de Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
O objetivo do evento é promover o intercâmbio técnico-científico, a divulgação de pesquisas e a discussão de metodologias voltadas ao manejo de fauna e conservação da biodiversidade. A programação deste ano conta com seis minicursos focados na qualificação técnica, abordando temas que vão desde a comunicação e fotografia técnica até o manejo de animais silvestres.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, e a presidente da AZAB, Mara Cristina Marques, reforçaram o papel do evento como um espaço de cooperação coletiva e a relevância de trazer o debate, pela primeira vez, para o Mato Grosso do Sul.
O Papel Científico do Bioparque Pantanal
Além de funcionar como ponto turístico, o Bioparque Pantanal se consolidou como um centro de pesquisa e educação ambiental. Atualmente, o local detém o maior banco genético vivo de água doce do mundo e é a única instituição a registrar a reprodução de mais de 100 espécies diferentes em cativeiro, sendo 32 delas nativas do Pantanal.
De acordo com o governo estadual, o espaço recebe regularmente estudantes da rede pública de ensino, integrando a comunidade escolar às investigações científicas conduzidas na instituição.