TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Direito de Aprender para Todos: Educação Especial Transforma Vidas nas Escolas de MS

Publicados

CIDADES

Com uma estrutura completa e equipes especializadas, a Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul garante que o aprendizado seja real e de qualidade para mais de 5.400 estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos globais e altas habilidades.

Compromisso e Apoio Especializado

A Educação Especial na REE é organizada pela Coordenadoria de Educação Especial (Coesp) e tem como foco o cuidado e o desenvolvimento humano de cada aluno. A rede conta com 3.175 especialistas dedicados a garantir uma educação realmente inclusiva.

O trabalho consiste em oferecer apoio pedagógico especializado para alunos com:

Deficiência (visual, auditiva, intelectual e múltipla).

Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Altas Habilidades/Superdotação.

Uma História de Acolhimento e Força

Entre os alunos que se beneficiam desse sistema está Jhennyfer Teixeira Koutchin, de 15 anos, estudante em Campo Grande. Depois de descobrir uma doença degenerativa que a fez usar cadeira de rodas, ela encontrou na escola o acolhimento necessário.

“Aqui na escola, eu me sinto acolhida. Os professores sempre me ajudam, principalmente minha professora de apoio, que está comigo todos os dias. Estou mais confiante, ela me estimula e me motiva”, relata Jhennyfer.

Leia Também:  Showtec: Governo de MS incentiva uso da tecnologia e inovação para impulsionar produção no campo

O Papel Fundamental do Professor de Apoio

Na escola de Jhennyfer, a equipe de Educação Especial trabalha para que o aluno aprenda e se desenvolva, respeitando suas necessidades. A Coordenadora Ziei Ferreira da Costa Sejas explica que o objetivo é garantir que todos tenham equidade e recebam o apoio necessário para realizar as atividades.

Um dos serviços mais importantes é o do professor de apoio especializado, como Jardeane Ribeiro da Silva, que acompanha Jhennyfer. Este profissional não substitui o professor de sala de aula, mas oferece um suporte diário e emocional, fazendo adaptações nas atividades e na rotina.

“Trabalhar com a Jhennyfer é uma experiência incrível… O apoio também é emocional. Cada conquista dela é uma vitória para todos nós”, disse a professora Jardeane.

Estrutura Completa de Apoio em MS

A inclusão em MS não é um caso isolado, é uma política pública robusta. A REE conta com:

213 Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas.

Atendimento educacional especializado em ambientes domiciliar e hospitalar.

Seis Centros e Núcleos especializados que oferecem formação, avaliações e tecnologias assistivas:

Leia Também:  Caravana das Juventudes chega a MS para capacitar jovens e aprovar plano nacional

CEAME/TEA (para autismo).

CAS/MS (para surdez).

CAP-DV/MS (para deficiência visual), entre outros.

Além disso, o Governo investe na formação de professores: mais de 4.400 profissionais participaram de cursos específicos em Educação Especial apenas entre 2024 e 2025.

Inclusão é Qualidade de Vida

Janaina Belato, coordenadora de Educação Especial da SED, reforça que a verdadeira inclusão ocorre quando a escola oferece “condições reais de aprendizagem, desenvolvimento e convivência”. A diretora da escola, Adriana Belai, finaliza dizendo que a inclusão é um valor diário: “Temos orgulho de contribuir com uma educação que respeita as diferenças e prepara os jovens para o mundo”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

A Logística Secreta da Educação: Como o MS Garante que Todo Material Chegue nas Escolas

Publicados

em

O governador Eduardo Riedel e o Secretário de Educação, Hélio Daher, visitaram a Central de Processamento e Distribuição da Rede Estadual de Ensino (REE) em Campo Grande. Essa Central é o coração da logística que garante que todos os materiais, desde lápis e uniformes até equipamentos de informática e ônibus escolares, cheguem às 352 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, atendendo mais de 200 mil alunos.

O objetivo é mostrar que a qualidade da educação não depende só do professor, mas de uma estrutura eficiente que apoia o dia a dia das escolas.

 

Destaques Principais

 

Um Trabalho Gigante: A Central é considerada uma das maiores estruturas públicas de distribuição do Estado. Ela movimenta mais de 900 mil itens por ano (e mais de 850 mil só em 2025).

O que é Distribuído:

Consumo: Kits escolares, uniformes, produtos de limpeza, utensílios de cozinha.

Estrutura: Armários, mesas, cadeiras, bebedouros, climatizadores, computadores, e até ônibus escolares.

Foco na Igualdade: A logística garante que a mesma qualidade de infraestrutura e materiais que chega às escolas da Capital, chegue também às unidades mais distantes, como as da comunidade Guató, no Pantanal. O secretário afirmou: “Nenhuma escola fique para trás.”

Leia Também:  Caravana das Juventudes chega a MS para capacitar jovens e aprovar plano nacional

Logística Complexa: O processo envolve controle de estoque, planejamento, roteirização (criação de rotas de entrega) e acompanhamento de cada item até o destino final.

Economia e Eficiência: O governador destacou que o trabalho de “comprar bem, entregar rápido e com qualidade” garante a economia de recursos públicos e, principalmente, o melhor ambiente de aprendizado para o aluno.

 

Frase Chave

 

“Por trás disso, existe uma grande estrutura de apoio… e uma logística que movimenta mais de 900 mil itens por ano. É um trabalho contínuo, para que tudo chegue na hora certa e o aluno tenha o melhor ambiente possível para aprender,” frisou o governador Eduardo Riedel.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA