GERAL
Diretor-presidente da Fundect é eleito presidente de conselho nacional que fomenta ciência e tecnologia
GERAL
O diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira, foi eleito por aclamação para a presidência do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A eleição ocorreu na manhã de sexta-feira (21), durante a 67ª edição do Fórum Nacional do CONFAP, que acontece entre os dias 19 e 22 de março em Macapá (AP).
A escolha é histórica: é a primeira vez que um representante do Mato Grosso do Sul assume a liderança do conselho, que reúne os presidentes das 27 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). Além disso, a liderança assumida pelo diretor-presidente da Fundect demonstra o protagonismo do Estado na área de ciência, tecnologia e inovação, a popular CT&I.
“É uma honra ocupar a presidência do Confap, sendo a primeira vez que Mato Grosso do Sul lidera este Conselho. Isto demonstra o crescente protagonismo nacional da ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso Sul, com pesquisas e pesquisadores de excelência que trazem resultados de impacto para a sociedade. Nesta gestão, os desafios das rotas e corredores latino-americanos requerem estratégias de fomento avançadas, assim como o apoio a soluções inovadores para o mercado e sociedade”, ressalta Araújo Pereira.
O novo presidente destaca ainda que as missões norteadoras do investimento em CT&I são necessárias para melhores resultados nas pesquisas científicas.
“Neste sentido, o Confap continuará trabalhando em parceria com as agências federais, CNPQ, Capes, Finep e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), bem como secretarias estaduais de CT&I, representada pelo Consecti, na implementação das políticas estratégicas de cada Estado”, reforça.
O Confap é a entidade que representa as FAPs brasileiras, promovendo articulação entre elas e outros atores do setor, como órgãos governamentais e instituições de pesquisa. Seu papel é fortalecer o financiamento e a execução de projetos científicos e tecnológicos no país, impulsionando o desenvolvimento regional por meio da inovação. O Conselho também faz parte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovaçã (SNCTI).
Márcio de Araújo Pereira já atuava na diretoria da instituição, ocupando a vice-presidência desde 2023 e, antes disso, a presidência do Conselho Fiscal em 2021. Agora, na vice-presidência, assume o titular da Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas do Estado do Pará, Marcel do Nascimento Botelho.
Estados ultrapassam a União em investimentos
As fundações estaduais de amparo à pesquisa ultrapassaram as agências de fomento federais, consolidando-se como as maiores investidoras do setor no país.
Juntas, elas aumentaram expressivamente os valores nominais de investimentos em CT&I nos últimos anos, saltando de R$ 2,8 bilhões em 2018 para 4,8 bilhões em 2024, conforme dados apresentados pelo ex-presidente Odir Dellagostin, que se despediu da presidência do Confap nesta edição do Fórum em Macapá.
Márcio de Araújo Pereira tem uma trajetória consolidada na gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação. Graduado em Administração de Empresas (UFMS), é mestre em Agronegócios (UFMS/UnB/UFG) e doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS), com período sanduíche na Universidade de Wageningen, na Holanda. Participou do Programa Global Innovation Policy Accelerator da Agência Britânica de Inovação/Fundação Nesta.
Professor associado da UEMS, foi Pró-Reitor de Administração e Planejamento (2015-2016) e, desde 2017, atua como diretor-presidente da Fundect. Também é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS. Sua eleição para a presidência do Confap reforça a relevância da Fundect no cenário nacional e a importância da ciência como estratégia de desenvolvimento.
67ª Edição do Fórum Nacional do Confap
O fórum ocorre em um momento estratégico, com o Brasil se preparando para sediar a COP 30 em 2025, e deve integrar pautas de sustentabilidade, ciência e inovação.
O evento reúne as principais lideranças da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país, incluindo os presidentes e representantes das 27 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs), para fortalecer a colaboração entre as instituições e debater desafios e soluções para a pesquisa no Brasil.
Maristela Cantadori, Paulo Ricardo Gomes e Larissa Adami, Comunicação Fundect
Foto: Magdiel Trelha
GERAL
Liderança Regional: Eduardo Riedel assume a presidência do Consórcio Brasil Central
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assumiu oficialmente nesta quarta-feira (21) a presidência do Consórcio Interestadual Brasil Central (BrC). A solenidade, realizada na capital federal, marca um momento estratégico para o bloco, que reúne sete unidades da federação responsáveis por uma das regiões economicamente mais dinâmicas do país.
Riedel sucede o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com a missão de aprofundar a integração em áreas críticas como segurança pública, saúde e logística.
Força Política e Economia de Escala
O Consórcio Brasil Central é composto por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Juntos, esses estados ocupam mais de um terço do território nacional e registram índices de crescimento que superam a média brasileira.
O novo presidente destacou que a união vai além da política, gerando economia real para os cofres públicos. Um dos exemplos citados foi a compra compartilhada de medicamentos:
-
Volume: 136 milhões de unidades adquiridas coletivamente.
-
Economia: Redução de custos entre 14% e 30%.
-
Logística: Viabilização de entrega em estados com maior dificuldade de acesso, como Rondônia.
“Participo deste consórcio desde a sua criação, há dez anos, e hoje vejo um grupo maduro. O desafio é usar essa força para defender pautas da nossa região no Congresso e no STF”, afirmou Riedel.
Pautas Prioritárias para 2026
Durante a assembleia, o governador de MS elencou os eixos que devem nortear sua gestão à frente do consórcio:
-
Segurança Alimentar: Fortalecimento do papel da região como celeiro do mundo.
-
Transição Energética: Promoção de matrizes limpas e sustentáveis.
-
Infraestrutura: Expansão de novas rotas comerciais e escoamento de produção.
-
Segurança Pública: Ações integradas no combate ao crime organizado transfronteiriço.
O ex-presidente Ronaldo Caiado elogiou a escolha de Riedel, classificando-o como “preparado e ousado” para conduzir o bloco em um momento de grandes transformações econômicas, como a expansão do setor de celulose em MS.
O Brasil Central em Números
| Característica | Detalhes |
| Membros | 7 Unidades Federativas (MS, MT, GO, DF, TO, RO e MA) |
| Território | Mais de 33% da área total do Brasil |
| Foco | Compras compartilhadas, articulação política e políticas integradas |
| Crescimento | Até 3x superior à média nacional em alguns setores |
Próximos Passos
Além da posse, a assembleia deliberou sobre o contrato de rateio administrativo para 2026, garantindo o orçamento para as operações conjuntas e projetos de infraestrutura regional que devem ser anunciados ao longo do primeiro semestre.
-
COLUNISTA2 dias atrásGoverno e Oposição investem na eleição ao Senado
-
CIDADES1 dia atrásAtenção, motorista: Prazo para 1ª parcela do IPVA 2026 vence no dia 30 de janeiro
-
MULHER2 dias atrásSaúde da Mulher em MS: Saiba como obter DIU e implante subdérmico gratuitamente pelo SUS
-
BEM-ESTAR MS2 dias atrásDengue e Chikungunya: Mato Grosso do Sul antecipa ofensiva contra o Aedes aegypti em 2026
-
MATO GROSSO DO SUL2 dias atrásCNH mais barata: Detran-MS oficializa redução nos valores de exames médicos e psicológicos
-
BEM-ESTAR MS1 dia atrásSaúde: Governo de MS autoriza novo concurso com 194 vagas para o Hospital Regional
-
CULTURA2 dias atrásFérias no Bioparque Pantanal: Programação especial une diversão e consciência ambiental
-
CARAVINA EM PAUTA2 dias atrásEm Brasilândia, Caravina participa da inauguração da Casa do Trabalhador e entrega recursos para a APAE

