TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Após cobrança de Caravina, SEJUSP cria Grupo de Trabalho para acelerar apuração de casos de violência doméstica em Dourados

Publicados

MATO GROSSO DO SUL

Após solicitação apresentada pelo deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) na Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) instituiu, por meio de portaria publicada nesta segunda-feira (7), a criação de um Grupo de Trabalho no âmbito do Departamento de Polícia do Interior. O objetivo é diagnosticar e promover mais eficiência e celeridade na apuração dos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, de atribuição da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados.

A medida atende diretamente a uma cobrança feita pelo parlamentar na sessão do dia 1º de abril, quando apresentou requerimento pedindo providências diante do represamento de boletins de ocorrência relacionados à violência contra a mulher no município.

No documento, encaminhado ao secretário Antonio Carlos Videira, ao diretor-geral da Polícia Civil, Delegado Lupérsio Degerone Lúcio, e ao diretor de Polícia do Interior, Delegado Jairo Mendes, o deputado questionou a quantidade de ocorrências sem encaminhamento, cobrou transparência no cronograma de análise dos casos e sugeriu a criação de uma força-tarefa nos moldes do grupo de trabalho implantado anteriormente em Campo Grande.

Leia Também:  MS institui Pacto para Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Segundo informações recebidas pelo gabinete do parlamentar, a Delegacia da Mulher de Dourados enfrenta uma situação crítica, com cerca de 1.700 boletins de ocorrência sem qualquer desdobramento, como instauração de inquéritos ou aplicação de medidas protetivas às vítimas.

“A falta de ações efetivas nesses casos pode ocasionar crimes graves, como os já registrados em todo o Estado, colocando em risco a vida e a integridade das vítimas”, alertou Caravina, durante sua fala no plenário.

Com a criação do Grupo de Trabalho, espera-se que os casos represados em Dourados comecem a ser analisados de forma mais rápida e estruturada, garantindo proteção às mulheres e resposta efetiva do Estado diante da violência doméstica.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

MS Bate Recorde: Mais de Mil Novas Empresas por Mês por 10 Meses Seguidos

Publicados

em

Mato Grosso do Sul (MS) alcançou uma marca importante: completou 10 meses seguidos de crescimento na abertura de novas empresas. Somente em outubro, foram registradas 1.131 novas firmas, o que confirma que a economia do Estado está em alta e muito dinâmica.

No acumulado do ano, já são 11.379 empresas novas no MS, segundo dados da Junta Comercial de MS (Jucems).

 

Destaques Principais

 

Setor de Serviços Lidera: O setor que mais abriu empresas em outubro foi o de Serviços, com 843 novos negócios.

Distribuição por Setor (Outubro):

Serviços: 843 empresas

Comércio: 234 empresas

Indústria: 54 empresas

Destaques nos Subsetores: Alguns dos tipos de negócios que mais cresceram incluem:

Holding de Instituições Não Financeiras

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

Transporte Rodoviário de Carga (Intermunicipal e Interestadual)

Cultivo de Soja

Treinamento e Desenvolvimento Profissional

Atividades Médicas Ambulatoriais

Cidades com Mais Aberturas: A capital, Campo Grande, lidera o ranking com 319 novas empresas (46,7% do total). Outras cidades com grande número de registros são Dourados (73) e Três Lagoas (23).

Leia Também:  Na Assembleia Legislativa, Reinaldo Azambuja destaca a credibilidade e o desenvolvimento do MS

Motivo do Crescimento: O Secretário da Semadesc, Jaime Verruck, atribui o resultado a um ambiente de negócios favorável, com segurança jurídica, e a políticas do governo que buscam a simplificação e desburocratização, incentivando mais pessoas a formalizarem suas atividades.

 

Frase Chave

 

“Esse crescimento constante demonstra que Mato Grosso do Sul consolidou um ambiente de segurança jurídica e de incentivo ao empreendedorismo. As políticas de simplificação… estão permitindo que mais pessoas invistam e formalizem suas atividades, fortalecendo a economia em todos os municípios,” destacou o secretário Jaime Verruck.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA