MATO GROSSO DO SUL
Em aula magna, Riedel destaca impacto da revitalização do Parque dos Poderes na qualidade de vida
MATO GROSSO DO SUL
A manhã desta terça-feira (8) foi de muita inspiração para acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Biologia, e Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. Em aula magna destes quatro cursos, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel e o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Ferreira Miranda, destacaram o impacto da revitalização do Parque dos Poderes na promoção de uma vida ativa e saudável.
Espaço que concentra as sedes administrativas dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, o Parque dos Poderes também é reservado à prática de esportes e de lazer. A reforma, a primeira em quase quatro décadas, dará melhores condições à população para estas atividades, além de aplicar princípios modernos de mobilidade urbana e acessibilidade.
“O Governo do Estado sempre trabalhou o princípio de transversalidade na parte de infraestrutura, e nas obras do Parque dos Poderes não é diferente. Então, mostramos aos alunos os detalhes desse projeto tão rico, que envolve esporte, qualidade de vida à população, sustentabilidade, mobilidade urbana e preocupação com o meio ambiente”, enfatizou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O secretário Eduardo Riedel lembrou que o projeto de revitalização teve a consulta de diversos setores da sociedade, atendendo aos anseios da população. “Além de ser a casa do poder público, o Parque dos Poderes se tornou um espaço muito importante para o cidadão campo-grandense e o projeto foi pensado com muito diálogo entre Governo e sociedade”.
Riedel ainda destacou a responsabilidade ambiental das intervenções.“A obra tem foco na preservação do meio ambiente, da vegetação nativa e respeito à diversidade da fauna local. As ciclovias no canteiro central, por exemplo, seguem um traçado planejado para que nenhuma árvore seja derrubada”.
A obra
Com investimento de R$ 18,9 milhões, a revitalização do Parque dos Poderes conta com a reforma dos estacionamentos, quatro quilômetros de pista de caminhada e 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central. O complexo também ganhará 70 bancos de descanso, lixeiras, paisagismo e acessibilidade. 41 abrigos nos pontos de ônibus e o centro de apoio aos frequentadores, com banheiros, proporcionarão mais conforto a quem vai ao Parque dos Poderes.
Também participaram da aula magna a pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Marques, e os coordenadores de curso Fabiana Rabacow (Educação Física), Ricardo Santos (Biologia), Ana Cláudia Bicarji (Arquitetura e Urbanismo) e Rocheli Cavalcanti (Engenharia Sanitária e Ambiental).
Lucas Castro, Fundesporte
Foto do destaque: Edemir Rodrigues
CARAVINA EM PAUTA
Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.
O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.
A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.
Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.
“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.
O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.
Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.
O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.
A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.
