MATO GROSSO DO SUL
No período de férias, Bombeiros alertam para cuidados durante as trilhas
MATO GROSSO DO SUL
No período de férias o volume de pessoas que buscam se aventurar em trilhas de Mato Grosso do Sul costuma aumentar. Destinos como a Trilha da Usina Abandonada e Morro do Ernesto, em Campo Grande, ou até mesmo a Trilha dos Mirantes e o Caminho das Antas, em Piraputanga, são uma das diversas opções para fugir da correria da cidade e ter contato com a natureza.
Essa aventura, porém, deve ser acompanhada de alguns cuidados, para que a diversão não termine em problemas. Para o chefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, Major Fábio Pereira de Lima, a primeira preocupação que uma pessoa precisa ter antes de sair para a trilha é a condição do tempo. “Primeiramente deve verificar as condições do clima para saber se vai chover, se vai ter tempestade”, disse.
Avisar os famílias sobre onde está indo é algo também primordial. “Quando ela se deslocar para alguma trilha que informe as pessoas da família onde ela estará”, completou o major. O que levar para a prática do esporte é um fator importante. Na mochila não podem faltar alimentos leves, água, lanterna, apito e um kit de primeiros socorros. O celular carregado e uma bateria externa são dois itens que podem auxiliar em um momento de socorro.
Tão importante quando avisar os familiares e separar o que levar, é saber quem vai orientar a trilha. “É importante ir com um guia ou uma pessoa que tenha experiência e conheça o local”, orienta o Major Fábio. Para evitar de se perder do grupo, é importante que não perca de vista e não se desprenda das pessoas que estão na trilha. “É importante andar em no mínimo três pessoas e nunca se desprender do grupo”, orientou.
Para não correr o risco de se perder, é necessário também levar um mapa, GPS. Já para que a prática do esporte se torne mais leve, o (a) aventureiro (a), deve escolher roupas leves e não se esquecer do repelente e do protetor solar. “Essas são as principais dicas para quem vai realizar uma trilha com segurança”, concluiu o major Fábio.
Joilson Francelino, Subcom
Foto: Edemir Rodrigues
CARAVINA EM PAUTA
Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.
O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.
A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.
Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.
“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.
O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.
Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.
O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.
A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.
