TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Nova estruturação da base do COPE na capital garante maior segurança e estratégia nas rotinas de trabalho

Publicados

MATO GROSSO DO SUL


A base do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), em Campo Grande, ganhou uma nova portaria, que garantirá maior segurança no acesso ao local, além de possibilitar a estruturação de outras áreas do prédio, já que agora conta com mais espaço.

Portaria possibilitará maior controle e segurança durante acesso

A obra integra o processo de estruturação do COPE, que recentemente também recebeu mais armas, algemas e equipamentos de proteção individual. Está em andamento também o processo para aquisição de mais itens necessários aos serviços prestados pela equipe, que atua como força de reação do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, visitou a base do comando, nesta quarta-feira (26.1), para verificar o resultado das obras. A visita foi acompanha pelo diretor de Operações, Alírio Francisco do Carmo, e pelo chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais, Leoney Martins, que respondem pelas funções, no momento, em caráter de substituição legal.

Durante a visita, o diretor-presidente destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo. “São profissionais dedicados e que já fazem parte da história da Agepen como os primeiros a executarem estas novas atribuições que serão pertinentes à Polícia Penal”, disse, elogiando também o serviço de referência que vem sendo desenvolvido.

Leia Também:  Concluído, HR de Três Lagoas começa a ser equipado para entrar em operação no primeiro semestre deste ano
Capacetes, algemas e armas irão aprimorar as atividades do Grupo

Segundo o comandante do COPE, Richard Dias, a nova portaria irá proporcionar mais organização no acesso ao local, que antes era feito apenas pelo portão de entrada das viaturas. “Poderemos ter um controle melhor”, ressaltou, reforçando que  funcionará como as portarias das unidades prisionais, com registros de entradas e saídas. A construção foi executada com recursos próprios da Agepen, com utilização de mão de obra prisional.

A instalação do Setor de Portaria dá continuidade ao processo de reestruturação que a base do COPE vem recendo desde que foi instalada no local, composta inicialmente por apenas duas pequenas salas.  Recentemente, o prédio já havia passado por obras de reformas e ampliação, com a construção de salas com segurança reforçada.

Instituído há quatro anos na estrutura da agência penitenciária, o COPE é o primeiro grupo especializado da instituição em intervenções prisionais em situações de crise ou para a realização de “operações pentes-finos” em presídios estaduais. Também é do grupo especial a responsabilidade de realizar escoltas consideradas de alto risco.

Leia Também:  "Até chorei de emoção!", disse Leonardo que terá “de volta” o braço com ajuda do Programa Centelha

O Comando de Operações Penitenciárias é subdividido em sua estrutura em Grupo de Intervenção Tática (GIT) e Grupo Tático de Escoltas (GTE). Além de Campo Grande, sede do comando, possui bases em Corumbá, Dourados e Naviraí.

Texto e Fotos: Keila Oliveira, Agepen

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

CARAVINA EM PAUTA

Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.

A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.

O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.

A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.

Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.

“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.

Leia Também:  Sol predomina e temperaturas seguem elevadas nesta quarta-feira

O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.

Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.

O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.

A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA