MATO GROSSO DO SUL
Publicados editais do Processo Seletivo para Função Docente Temporária da Rede Estadual de Ensino
MATO GROSSO DO SUL
A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e Secretaria de Estado de Educação (SED) publicaram na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial do Estado, editais relacionados ao Processo Seletivo para constituição do banco de reserva de profissionais para Função Docente Temporária.
O primeiro dos editais trata da publicação dos resultados preliminares das avaliações presenciais dos candidatos que se autodeclararam Pessoas com Deficiência, contendo o número de inscrição, nome do candidato e resultado.
O documento estabelece ainda, a interposição de recurso por discordância dos resultados preliminares, no período compreendido entre as 9 h do dia 27 de janeiro às 23h59 do dia 28 de janeiro.
Também consta entre as publicações, os resultados preliminares de entrevistas de verificação dos candidatos que manifestaram interesse em concorrer no certame na condição de cotista negro ou índio, sub judice. Além do anexo contendo inscrição, nome e resultado, a publicação estabelece prazo para interposição de recurso, exclusivamente no período entre as 9 horas do dia 27 de janeiro às 23h59 do dia 28 de janeiro.
Confira o edital a partir da página 197 do DOE aqui.
Elaine Paes, Assessoria de Comunicação SAD
CARAVINA EM PAUTA
Projeto relatado por Caravina avança e garante cartório para Nova Casa Verde
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em primeira votação, o projeto que prevê a criação de um cartório de registro civil no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
A proposta, de autoria do Poder Judiciário e com relatoria do deputado estadual Pedro Caravina, representa um avanço importante para a população da região, que atualmente precisa se deslocar cerca de 50 quilômetros para acessar serviços básicos de registro civil.
O distrito de Nova Casa Verde reúne aproximadamente 1.200 propriedades rurais, entre assentamentos e fazendas, o que evidencia a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento à população local.
A demanda pela instalação do cartório já vinha sendo acompanhada pelo deputado, que anteriormente apresentou indicação solicitando a implantação do serviço no distrito, reforçando a necessidade de ampliar o acesso da população aos serviços civis.
Segundo Caravina, a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e contribui diretamente para facilitar o dia a dia dos moradores.
“Estamos falando de acesso. Hoje, muita gente precisa sair do distrito para resolver questões simples. Com o cartório mais próximo, isso muda a realidade da população”, destacou.
O parlamentar ressalta que o tema sempre esteve em pauta em sua atuação, com diálogo junto às lideranças locais e acompanhamento das demandas da região.
Com a criação da nova unidade, a expectativa é garantir mais agilidade, comodidade e dignidade no acesso a serviços essenciais, como registros de nascimento, casamento e outros atos civis.
O projeto prevê que a instalação do cartório ocorrerá após a realização de concurso público, conforme determina a legislação vigente, e integra a reorganização das unidades extrajudiciais no município de Nova Andradina.
A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação na Assembleia Legislativa.
