TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

SAÚDE

A importância de realizar check-up ocular no fim do ano

Publicados

SAÚDE

Especialista alerta sobre o papel da prevenção no combate a doenças oculares silenciosas

O fim do ano é um momento de reflexão e organização para muitas pessoas. Entre compromissos e resoluções para o próximo ano, é comum incluir check-ups de saúde na lista de prioridades. Porém, além de exames de rotina como os de sangue ou urina, a saúde ocular merece uma atenção especial, principalmente para identificar e tratar doenças silenciosas que podem comprometer a visão ao longo do tempo.
De acordo com o oftalmologista Dr. Fabio Pimenta, do H.Olhos – Hospital de Olhos da rede Vision One, realizar check-ups oftalmológicos regularmente é uma prática importante na prevenção de problemas como glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.

“Essas doenças muitas vezes não apresentam sintomas nas fases iniciais, dificultando o diagnóstico precoce. No caso do glaucoma, por exemplo, a perda de visão ocorre de forma gradual e sem sinais evidentes. Por isso, consultas periódicas ao oftalmologista são fundamentais para garantir a detecção precoce e o tratamento adequado”, explica o Dr. Fabio Pimenta.

Leia Também:  Cabide Solidário do Hospital Regional de MS precisa de doação de casacos para crianças

Cuidados regulares e sinais de atenção

Embora o check-up oftalmológico seja recomendado para todas as idades, independentemente dos sintomas aparentes, o especialista destaca que algumas alterações na visão podem ser um indicativo de que é hora de procurar o oftalmologista.
Entre esses sinais estão:

  • Visão embaçada ou dificuldade para focar objetos: Embora possa ser apenas um problema refrativo, como miopia ou hipermetropia, merece avaliação para descartar outras condições mais graves.
  • Cansaço ou desconforto ocular frequente: Muitas vezes, isso está associado ao uso prolongado de dispositivos eletrônicos, mas também pode ser indicado para condições e pode ser denominado como fadiga ocular digital.
  • Cefaleia persistente: Dores de cabeça frequentes podem ser causadas por esforço visual, especialmente em pessoas que não usam óculos adequados para corrigir erros de refração.

“Esses sintomas não significam necessariamente uma condição grave, mas servem como um alerta para uma avaliação oftalmológica. É sempre melhor investigar com um profissional do que ignorar possíveis problemas”, orienta Pimenta.
O cuidado com a saúde ocular deve começar cedo e acompanhar o indivíduo ao longo da vida. Desde o teste do olhinho, feito nos primeiros dias de vida, até exames regulares na idade adulta e terceira idade, manter uma rotina de consultas oftalmológicas pode evitar complicações futuras e preservar a qualidade de vida.
“Com o fim do ano se aproximando, aproveite o momento para focar na sua saúde ocular. Marque uma consulta e cuide dos seus olhos: eles são fundamentais para enxergar com clareza as metas e conquistas que vêm pela frente”, finaliza o Dr. Fabio Pimenta.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Com práticas de segurança do paciente mais consolidadas, Funsau cumpre 100% do Contrato de Gestão

Publicados

em

A Funsau (Fundação Serviços de Saúde), responsável pela gestão do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), cumpriu 100% do Contrato de Gestão assinado com o Governo do Estado no primeiro semestre do ano passado. Uma das entregas mais significativas foi o aumento do índice de conformidade das práticas de segurança do paciente em relação ao ano anterior.

As práticas de segurança do paciente são medidas que visam prevenir e reduzir o risco de danos aos pacientes durante o processo de cuidado. A segurança do paciente envolve prevenção de erros e eventos adversos que podem ocorrer durante o processo de cuidado.

Por isso, alguns procedimentos adotados no HRMS são fundamentais para que o paciente esteja mais seguro durante a internação ou realização de algum procedimento no HRMS.

Pacientes e acompanhantes são identificados assim que chegam ao hospital

“Temos avançado na organização dos protocolos e treinamentos em segurança do paciente, o que garantiu o aumento do indicador de conformidade, chegando a 90%. Temos reforçado continuamente a importância da identificação correta do paciente, a necessidade de uma comunicação clara e objetiva e a orientação adequada sobre medicações e procedimentos, por exemplo. O objetivo é sempre garantir que os pacientes tenham acesso a um serviço de qualidade”, explica a diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS e ponto focal do Contrato de Gestão, Roberta Higa.

Leia Também:  Semana da Juventude: Cidadania discute saúde mental do jovem sul-mato-grossense

Outro iniciativa prevista no Contrato de Gestão e já executada é o “HRMS Digital”, que previa a disponibilização dos resultados de exames digitalmente. Todos os exames laboratoriais realizados no HRMS são disponibilizados no site www.hospitalregional.ms.gov.br/exames/ e podem ser acessados com o login e senha entregues no momento da coleta.

Por meio do projeto “HRMS de Portas Abertas para o Ensino”, foi produzido e ofertado gratuitamente o curso “MS Amigo da Criança” a profissionais de saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul, com foco na saúde da criança e aleitamento materno.

Curso online foi ministrado pelo médico pediatra do HRMS, Haroldo Luiz Lins e Silva

Cerca de 500 profissionais de mais de 40 municípios sul-mato-grossenses e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Paraná, participaram da capacitação.

O projeto “Modernização Hospitalar em Ação”, que consistia na realização de um estudo técnico de diagnóstico situacional da infraestrutura do HRMS, também foi 100% concluído.

Para a diretora-presidente da Funsau, Marielle Alves Corrêa Esgalha, a execução de todos os projetos previstos no Contrato de Gestão mostra o empenho e compromisso do HRMS em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.

Leia Também:  Operação contra o Aedes aegypti inspecionou mais de 13 mil imóveis e eliminou 9,8 mil criadouros do mosquito na Região Lagoa

“Em 2024, por mês, tivemos em média 1,5 mil pacientes internados e 5,8 mil consultas ambulatoriais realizadas, além de aproximadamente 2,5 mil pessoas atendidas no Pronto Atendimento Médico. Ao atingirmos 100% das metas estabelecidas, reafirmamos nosso compromisso com a eficiência, a transparência e a qualidade no atendimento aos nossos pacientes”, afirma.

O Contrato de Gestão da Funsau conta, ao todo, com seis projetos, que incluem, ainda, ações de sustentabilidade e aprimoramento da gestão.

Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA