SAÚDE
Hemosul completa 36 anos com destaque nacional e cases de sucesso para ajudar a salvar vidas
SAÚDE
Referência e destaque nacional, a Rede Hemosul MS completou 36 anos de história de apoio e contribuição com a saúde pública de Mato Grosso do Sul. Ajudar a salvar vidas através da doação. Além de desempenhar este papel essencial, também tem na sua trajetória “cases de sucesso” que estão sendo usados em outros estados.
O Hemosul comemorou o aniversário no domingo (8). Ele dispõe de 12 unidades no Estado, sendo três na Capital e nove no interior, que contam em média com 5.635 candidatos par doação por mês, além de dispor de 4.668 bolsas coletadas (mensais), tendo a distribuição de 104 mil hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado) por ano.
“Nós somos uma rede 100% pública e atendemos todos os hospitais públicos e privados do Mato Grosso do Sul. A importância do Hemosul para saúde coletiva e pública do Estado é imensa. A doação solidária chega aos hospitais para atender os pacientes. Temos que parabenizar toda equipe do Hemosul, que vive a causa do sangue. Sem eles não conseguiríamos atender a população com qualidade”, afirmou a coordenadora do Hemosul, Marina Salwada.
Com o lema de salvar vidas, a rede conseguiu construir “cases de sucesso” que são usados como referência e estão sendo copiados em outros estados. Entre eles está o “Selo Conexão Hemosul”, que é concedido a empresas parceiras e amigas. Elas podem contribuir com campanhas entre os funcionários (doações), na função de multiplicadoras, apoio institucional (cooperação técnica ou financeira) e as consideradas “Premium”, quando realizam as três funções citadas.
Com destaque, o Hemocentro de Brasília procurou o Hemosul para implantar a ideia (selo) na sua cidade e outras empresas de fora do Estado quiseram participar, como uma instituição de Avaré (SP). Por esta razão o selo foi ampliado a empresas de fora do Mato Grosso do Sul, caso sejam parceiras.
Outra inovação inédita no Brasil foi a criação do aplicativo para cartão e declarações digitais do doador. Eles estão dentro do programa “MS Digital”, por meio de uma parceria com o CTEC da SES (Secretaria Estadual de Saúde). A Secretária de Saúde do Espírito Santo inclusive entrou em contato e fez uma reunião com o Hemosul, pois pretende implantar o modelo no seu estado pelo HEMOES (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo).
Referência nacional
As ações do Hemosul se tornaram referência nacional. A rede ganhou em 2022 o prêmio “Roche Farma Brasil” com seu projeto de brinquedoteca e biblioteca para crianças com hemofilia. Este espaço foi criado no Hemosul do Hospital Regional do MS, Hemosul Santa Casa e no Hemosul Coordenador. Além de um mini estúdio para divulgar as ações da rede.
O espaço que tem parceria com a APHEMS (Associação de Pessoas com Hemofilia de Mato Grosso do Sul) conta eventualmente com “contações de história”. O objetivo visa promover lazer, bem-estar e educação por meio de brincadeiras e leituras par estas crianças. Um ambiente acolhedor e adaptado, que além de suavizar o processo, auxilia também na compreensão e recuperação dos pacientes.
Outro destaque é o NAT (Laboratório de Tecnologia Biomolecular) do Hemosul que está entre os 13 sítios testadores do Brasil. Uma tecnologia que nos elevou ao patamar de última geração para exames sorológicos. O projeto está em funcionamento desde 2011 no Hemosul Coordenador. Hoje faz exames ao Mato Grosso e atende outros estados em casos de contingência.
Já o projeto “Ambulância Terapia” atende aos pacientes com hemofilia que não podem ir buscar os “fatores”. As ambulâncias dos municípios vão até as unidades do Hemosul e levam até os pacientes, chegando inclusive até a zona rural do Estado.
Doação para salvar vidas
Mesmo com todo esforço e dedicação da Rede Hemosul, a sua tarefa só vai ser cumprida com a participação do doador. A sua ação voluntária faz toda diferença e ajuda a salvar vidas todos os dias.
O médico-veterinário Leandro Menezes, de 32 anos, já faz a sua doação de sangue há muito tempo e diz que é um habito ajudar o próximo. “Faz tempo que sou doador, a primeira vez foi quando alguém me pediu para doar a algum parente e depois fui criando hábito, se conscientizando sobre doar sem olhar para quem. Faz a diferença na vida de alguém, inclusive já tive amigos e parentes que precisaram”. Ele faz sua doação de duas a três vezes por ano.
A dentista Suzana Rezende conta que sente vontade de doar sangue. “Faz um tempo que sou doadora. Meu pai já precisou por exemplo e sei da importância do ato. Aqui no Hemosul faço a doação a cada seis meses, sempre com atendimento excelente, local sempre limpo e os funcionários bem-dispostos”.
Além da rotina semanal de atendimento, o Hemosul sempre faz ações especiais em datas importantes como no “junho vermelho”, que é mês nacional de incentivo a doação de sangue, que é sempre um período que cai o estoque devido a época do frio ou de muitas doenças respiratórias. Assim como no dia 25 de novembro (dia nacional do doador de sangue).
Para doação de medula óssea tem o 3° sábado de setembro que comemora o dia mundial, além da semana nacional que vai de 14 a 21 de dezembro.
Quem quiser mais informações sobre como ser um doador é só acessar o site do Hemosul que tem todas as regras e horários de atendimento das unidades.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
SAÚDE
Com práticas de segurança do paciente mais consolidadas, Funsau cumpre 100% do Contrato de Gestão
A Funsau (Fundação Serviços de Saúde), responsável pela gestão do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), cumpriu 100% do Contrato de Gestão assinado com o Governo do Estado no primeiro semestre do ano passado. Uma das entregas mais significativas foi o aumento do índice de conformidade das práticas de segurança do paciente em relação ao ano anterior.
As práticas de segurança do paciente são medidas que visam prevenir e reduzir o risco de danos aos pacientes durante o processo de cuidado. A segurança do paciente envolve prevenção de erros e eventos adversos que podem ocorrer durante o processo de cuidado.
Por isso, alguns procedimentos adotados no HRMS são fundamentais para que o paciente esteja mais seguro durante a internação ou realização de algum procedimento no HRMS.
“Temos avançado na organização dos protocolos e treinamentos em segurança do paciente, o que garantiu o aumento do indicador de conformidade, chegando a 90%. Temos reforçado continuamente a importância da identificação correta do paciente, a necessidade de uma comunicação clara e objetiva e a orientação adequada sobre medicações e procedimentos, por exemplo. O objetivo é sempre garantir que os pacientes tenham acesso a um serviço de qualidade”, explica a diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS e ponto focal do Contrato de Gestão, Roberta Higa.
Outro iniciativa prevista no Contrato de Gestão e já executada é o “HRMS Digital”, que previa a disponibilização dos resultados de exames digitalmente. Todos os exames laboratoriais realizados no HRMS são disponibilizados no site www.hospitalregional.ms.gov.br/exames/ e podem ser acessados com o login e senha entregues no momento da coleta.
Por meio do projeto “HRMS de Portas Abertas para o Ensino”, foi produzido e ofertado gratuitamente o curso “MS Amigo da Criança” a profissionais de saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul, com foco na saúde da criança e aleitamento materno.
Cerca de 500 profissionais de mais de 40 municípios sul-mato-grossenses e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Paraná, participaram da capacitação.
O projeto “Modernização Hospitalar em Ação”, que consistia na realização de um estudo técnico de diagnóstico situacional da infraestrutura do HRMS, também foi 100% concluído.
Para a diretora-presidente da Funsau, Marielle Alves Corrêa Esgalha, a execução de todos os projetos previstos no Contrato de Gestão mostra o empenho e compromisso do HRMS em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
“Em 2024, por mês, tivemos em média 1,5 mil pacientes internados e 5,8 mil consultas ambulatoriais realizadas, além de aproximadamente 2,5 mil pessoas atendidas no Pronto Atendimento Médico. Ao atingirmos 100% das metas estabelecidas, reafirmamos nosso compromisso com a eficiência, a transparência e a qualidade no atendimento aos nossos pacientes”, afirma.
O Contrato de Gestão da Funsau conta, ao todo, com seis projetos, que incluem, ainda, ações de sustentabilidade e aprimoramento da gestão.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS
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