SAÚDE
“MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” ultrapassa 64 mil atendimentos com consultas, exames e cirurgias
SAÚDE

Iniciativa reduz filas históricas, levando resposta ágil e humanizada ao interior do Estado
O Governo de Mato Grosso od Sul, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas’, já ultrapassou a marca de 64,3 mil atendimentos. Com foco na redução das filas para cirurgias eletivas, exames e consultas, a iniciativa está garantindo o acesso a serviços essenciais, muitos deles aguardados há anos.
Segundo dados dos municípios executores, desde a implantação em 2023 e até o final de janeiro deste ano já foram realizados mais de 33,5 mil exames – só em ressonâncias magnéticas, foram 14,3 mil procedimentos – e 30,7 mil cirurgias, atendendo uma demanda reprimida histórica e promovendo um novo capítulo na vida de milhares de sul-mato-grossenses.

Dentre os procedimentos especializados, foram realizadas 9.164 tomografias computadorizadas, 3.146 ultrassonografias, 2.159 cateterismos cardíacos, 851 colonoscopias e 717 ecocardiogramas.
Lançado em maio de 2023, o ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas’ foi implantado para atender à demanda reprimida, levando consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul.
“Cada exame, consulta e cirurgia realizados representam uma vida que ganha novas oportunidades, uma família que encontra alívio e esperança. Nosso compromisso é levar saúde de qualidade, com agilidade e humanidade, a todas as regiões do Estado, aproximando o atendimento de quem mais precisa”, destaca a superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde, Maria Angélica Benetasso.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Álvaro Rezende


MATO GROSSO DO SUL
Acolhe Saúde: Governo de Mato Grosso do Sul reúne gestores para fortalecer a saúde pública

Evento organizado pela SES e Cosems será dos dias 25 a 27 no Rubens Gil de Camilo e promoverá integração das gestões municipais, estadual e Ministério da Saúde
Para garantir uma gestão mais eficiente e integrada da saúde pública no Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado realiza, de 25 a 27 de fevereiro de 2025, o evento Acolhe Saúde: Construindo o Futuro da Saúde no Mato Grosso do Sul.
A iniciativa, promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e pelo Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), reunirá os 79 novos secretários municipais de saúde e suas equipes técnicas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Com uma programação abrangente, o evento tem como objetivo capacitar os novos gestores, promover a troca de experiências e alinhar estratégias para enfrentar desafios da saúde pública nos municípios. Palestras, mesas-redondas e debates com especialistas abordarão temas como gestão de recursos, judicialização da saúde, saúde digital e atenção primária.
“Assumir a saúde de um município é um desafio imenso, que exige conhecimento, planejamento e, principalmente, parceria. Nossa missão aqui é fortalecer essa rede de apoio, garantindo que cada gestor tenha acesso às ferramentas e informações necessárias para tomar decisões que façam sua gestão ser a melhor possível para a população”, afirmou o titular da SES, Dr. Maurício Simões Correa.
Estão previstas no evento as presenças da Ministra da Saúde, Nísia Trindade; do presidente do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Hamida; a presidente do Cosems de MS, Josiane de Oliveira; além das equipes técnicas de todos os municípios do interior do Estado. O governador Eduardo Riedel participa da abertura do evento, às 18h do dia 25.
Ação conjunta
Neste ano, o evento que tradicionalmente é realizado pelo Cosems para receber e orientar os novos secretários de saúde ganhou o reforço da SES, com a participação do Governo do Estado. “O Acolhe Saúde é mais do que um evento de capacitação; é um momento marcante para a saúde nas gestões que estão iniciando neste ano, a abertura do caminho para a construção do trabalho integrado e eficiente que iremos desenvolver juntos como secretarias”, adianta a secretária-adjunta da SES, Crhstinne Maymone.
No encontro, haverá suporte técnico para os gestores e suas equipes, que vão receber orientações sobre gestão e as especificidades na área da saúde, abordando temas com os quais eles irão se deparar no dia a dia.
“Este evento marca um momento importante para a saúde pública do nosso Estado, reunindo gestores e equipes técnicas para fortalecer o trabalho conjunto entre municípios e Estado. O Acolhe Saúde não é apenas um espaço de capacitação, mas também de diálogo e construção coletiva, onde podemos trocar experiências, discutir desafios e buscar soluções práticas para melhorar a gestão da saúde nos nossos municípios. O Cosems-MS está comprometido em apoiar cada gestor nessa caminhada, promovendo a integração e o fortalecimento do SUS no Mato Grosso do Sul”, finaliza a secretária municipal de Saúde de Deodápolis e Presidente do Cosems-MS, Josiane de Oliveira Silva Corrêa.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
-
ESPORTES6 dias atrás
Fundesporte promoverá capacitação para professores em práticas esportivas infantis em Sonora
-
CIDADES5 dias atrás
Cidadania: Carreta Digital vira sala de aula em Mato Grosso do Sul para ensinar juventude indígena
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrás
Mato Grosso do Sul destaca turismo na Fitur Madrid com parcerias e experiências gastronômicas
-
CIDADES6 dias atrás
Programa de Aprendizagem Profissional transforma a vida de jovens sul-mato-grossenses
-
GERAL6 dias atrás
Mais de R$ 25 milhões em obras vão chegar ao interior de MS, levando qualidade de vida e desenvolvimento
-
Cultura6 dias atrás
Projeto de arqueologia apoiado pela Fundect é forte candidato a selo da Unesco
-
TRANSITO5 dias atrás
Gabarito e correção digitais de prova do Detran-MS agilizam e reduzem em 80% os pedidos de recursos
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrás
Governo de MS homologa licitação de R$ 63 milhões para modernizar a MS-276, em Dourados