TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

TRÂNSITO

Inscrições para escolas públicas e privada participarem do Programa Detranzinho começam hoje

Publicados

TRÂNSITO

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu nesta segunda-feira (3) as inscrições para escolas de Campo Grande participarem do Programa Detranzinho, desenvolvido pela Cidade Escola de Trânsito.

As inscrições vão até dia 17 de fevereiro e podem ser feitas pela página do Detranzinho, no portal do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br/detranzinho). Os representantes das escolas interessadas devem seguir o passo a passo descrito no site.

A participação é aberta às escolas públicas e privadas. O objetivo do programa é formar os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I sobre o comportamento seguro no trânsito, por meio de atividades educativas e lúdicas. Em 2024, o Detranzinho recebeu a visita de 8.376 crianças.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, “a participação das escolas no Programa Detranzinho é uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem, de forma divertida, sobre as regras de trânsito, além de adquirirem hábitos seguros no dia a dia”.

As vagas são limitadas, por isso, é importante que as escolas públicas e privadas realizem a inscrição o quanto antes, para garantir a participação de seus alunos.

Leia Também:  Balanço: cai número de alcoolizados ao volante, mas aumenta o de condutores sem CNH na Operação Carnaval

Emmanuelly Castro, Comunicação do Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRÂNSITO

Passos que conscientizam: Crianças de até 5 anos realizam caminhada do Maio Amarelo na sede do Detran-MS

Publicados

em

Os corredores da sede do Detran-MS ganharam um tom diferente e emocionante na última sexta-feira (22). Bebês e crianças de 6 meses a 5 anos de idade, alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Detran, participaram de uma caminhada em apoio ao movimento Maio Amarelo.

Segurando balões amarelos e distribuindo panfletos informativos, os pequenos levaram mensagens de paz e segurança aos servidores e usuários da autarquia. A ação reforça a premissa de que a educação e a empatia no trânsito devem começar logo nos primeiros anos de vida.

Pequenos gestos, grandes lições

Mesmo com passos tímidos e o auxílio de professoras e familiares, as crianças contagiaram o ambiente. O pequeno Antônio, de apenas 4 anos, representou o sentimento do grupo ao entregar um folheto a uma servidora e alertar com seriedade: “Atenção no trânsito. Tome cuidado!”.

Em 2026, a campanha internacional traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Ao ver a mensagem ser transmitida pela pureza das crianças, os adultos foram convidados a refletir sobre a responsabilidade coletiva de proteger os mais vulneráveis nas vias públicas.

Leia Também:  Detran de MS abre novo leilão de circulação com Hyundai Azera por R$ 16 mil de lance inicial

Formando condutores para o futuro

Para quem trabalha no órgão e vê o trânsito diariamente por meio de estatísticas, a presença dos filhos e netos na caminhada trouxe orgulho e esperança. É o caso de Claudia Almeida Gonçalves Salomão, gestora de atividades gerais do Detran-MS há 20 anos, que assistiu emocionada ao filho Samuel participar do ato.

“A mudança no trânsito começa assim, desde cedo. Porque é mais fácil formar a consciência de uma criança do que mudar os hábitos de um adulto. Eles vão crescer entendendo que fazem parte dessa transformação”, destacou a servidora.

A diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida, complementou que vivências práticas como essa geram memórias afetivas profundas nas crianças, servindo como base para a formação de pedestres, ciclistas e futuros motoristas muito mais humanos e conscientes em Mato Grosso do Sul.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA