TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

TRÂNSITO

Transferência de CNH para MS é Rápida e Gratuita; Motoristas Responsáveis Ganham Desconto na Renovação

Publicados

TRÂNSITO

Mudar de estado não precisa ser um transtorno para os motoristas. Fabrício Gomes Rodrigues, que se mudou de Minas Gerais (MG) para Campo Grande (MS) há cinco anos, descobriu que o processo de transferir sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a base do Detran-MS é simples e não tem custo.

Ao procurar o Detran-MS para renovar sua carteira, ele foi informado que precisava primeiro transferir o documento.

“O processo de transferência… é concluído de forma eletrônica,” explicou Luiz Fernando Ferreira, diretor de Habilitação do Detran-MS. A única exceção que exige mais documentos é para condutores vindos de São Paulo.

 

Desconto para “Bom Condutor”

 

Após a transferência, Fabrício recebeu uma excelente notícia: ele ganhou o bônus de Bom Condutor. Este benefício concede um desconto na taxa de renovação da CNH para motoristas que não registraram nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.

“Fiquei muito feliz e até surpreso. É um reconhecimento importante, porque reflete no trânsito. Quem está na estrada precisa ter consciência de que dirigir é uma questão de responsabilidade,” afirmou Fabrício.

Este ano, o Detran-MS já concedeu esse desconto para 15.961 motoristas, reforçando o compromisso do estado com a segurança nas vias. O diretor do Detran-MS destacou que o bônus é mais que um benefício financeiro; é um incentivo à responsabilidade e cidadania no trânsito.

Leia Também:  Cuidado com golpes: Detran-MS alerta sobre guia falsa e orienta como verificar a autenticidade

A transferência de CNH para MS continua alta, com 33.647 motoristas de outros estados se registrando em Mato Grosso do Sul só em 2025.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRÂNSITO

Passos que conscientizam: Crianças de até 5 anos realizam caminhada do Maio Amarelo na sede do Detran-MS

Publicados

em

Os corredores da sede do Detran-MS ganharam um tom diferente e emocionante na última sexta-feira (22). Bebês e crianças de 6 meses a 5 anos de idade, alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Detran, participaram de uma caminhada em apoio ao movimento Maio Amarelo.

Segurando balões amarelos e distribuindo panfletos informativos, os pequenos levaram mensagens de paz e segurança aos servidores e usuários da autarquia. A ação reforça a premissa de que a educação e a empatia no trânsito devem começar logo nos primeiros anos de vida.

Pequenos gestos, grandes lições

Mesmo com passos tímidos e o auxílio de professoras e familiares, as crianças contagiaram o ambiente. O pequeno Antônio, de apenas 4 anos, representou o sentimento do grupo ao entregar um folheto a uma servidora e alertar com seriedade: “Atenção no trânsito. Tome cuidado!”.

Em 2026, a campanha internacional traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Ao ver a mensagem ser transmitida pela pureza das crianças, os adultos foram convidados a refletir sobre a responsabilidade coletiva de proteger os mais vulneráveis nas vias públicas.

Leia Também:  Integrada ao FalaBR, Ouvidoria do Detran-MS é canal direto entre o cidadão e o órgão de trânsito

Formando condutores para o futuro

Para quem trabalha no órgão e vê o trânsito diariamente por meio de estatísticas, a presença dos filhos e netos na caminhada trouxe orgulho e esperança. É o caso de Claudia Almeida Gonçalves Salomão, gestora de atividades gerais do Detran-MS há 20 anos, que assistiu emocionada ao filho Samuel participar do ato.

“A mudança no trânsito começa assim, desde cedo. Porque é mais fácil formar a consciência de uma criança do que mudar os hábitos de um adulto. Eles vão crescer entendendo que fazem parte dessa transformação”, destacou a servidora.

A diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida, complementou que vivências práticas como essa geram memórias afetivas profundas nas crianças, servindo como base para a formação de pedestres, ciclistas e futuros motoristas muito mais humanos e conscientes em Mato Grosso do Sul.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA