CIDADES
Festival de Inverno de Bonito terá Maria Gadú e Paulinho Moska
CIDADES

A cantora Maria Gadú e o músico Paulinho Moska serão atrações do Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 23 a 27 de agosto. A apresentação foi confirmada pela cantora paulistana em suas redes sociais. De acordo com Gadú, seu show com participação de Paulinho Moska será no dia 24 de agosto.

“Gente bonita, nos próximos meses a gente se encontra nos palcos de novo para matar a saudade e se divertir muito. Logo mais saem as próximas datas”, publicou a cantora em seu Instagram indicando Bonito como um dos destinos de agosto. No mesmo mês, ela se apresenta em Curitiba e Recife.
Maria Gadú volta aos palcos com a turnê “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, que dá nome ao último álbum e é uma homenagem à música popular brasileira por meio de regravações de nomes como Marisa Monte, Caetano Veloso, Gonzaguinha e Rita Lee. O álbum conta ainda com faixas internacionais em inglês, espanhol e italiano.
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, r esponsável pela realização do festival, não publicou oficialmente todas as atrações do evento, que é um dos mais aguardados do ano. Mas, na última segunda-feira (19), o ex-presidente da Fundação Max Freitas afirmou que Iza, Fafá de Belém e Emicida estão na grade.
CIDADES
Bioparque Pantanal sedia congresso nacional sobre conservação e sustentabilidade ambiental
O governador Eduardo Riedel participou, nesta terça-feira (26), da abertura do 49º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual destacou que Mato Grosso do Sul mantém uma política que alinha o crescimento econômico à preservação da fauna e da flora locais.
Em seu pronunciamento, Riedel enfatizou a importância de debater a conservação ao lado do desenvolvimento sustentável, citando o Pantanal como exemplo de bioma que conta com legislações específicas para sua proteção. Segundo o governador, o estado demonstra que as cadeias produtivas e a sustentabilidade podem coexistir de forma equilibrada.
Detalhes do Evento e Programação
O congresso acontece entre os dias 26 e 30 de maio, trazendo como tema central “Um mergulho na conservação – ciência, sociedade e meio ambiente”. Realizado anualmente desde 1977, o encontro atrai pesquisadores, acadêmicos e profissionais das áreas de Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
O objetivo do evento é promover o intercâmbio técnico-científico, a divulgação de pesquisas e a discussão de metodologias voltadas ao manejo de fauna e conservação da biodiversidade. A programação deste ano conta com seis minicursos focados na qualificação técnica, abordando temas que vão desde a comunicação e fotografia técnica até o manejo de animais silvestres.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, e a presidente da AZAB, Mara Cristina Marques, reforçaram o papel do evento como um espaço de cooperação coletiva e a relevância de trazer o debate, pela primeira vez, para o Mato Grosso do Sul.
O Papel Científico do Bioparque Pantanal
Além de funcionar como ponto turístico, o Bioparque Pantanal se consolidou como um centro de pesquisa e educação ambiental. Atualmente, o local detém o maior banco genético vivo de água doce do mundo e é a única instituição a registrar a reprodução de mais de 100 espécies diferentes em cativeiro, sendo 32 delas nativas do Pantanal.
De acordo com o governo estadual, o espaço recebe regularmente estudantes da rede pública de ensino, integrando a comunidade escolar às investigações científicas conduzidas na instituição.