CIDADES
Novo recorde: em março foram abertas 1.201 novas empresas em Mato Grosso do Sul
CIDADES
A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) contabiliza o registro de 1.201 empresas no mês de março, maior número para o mês desde o início da série histórica, há 25 anos. Nos três primeiros meses do ano os registros de empresas têm superado a casa do milhar, fato também inédito. Em janeiro foram 1.298, em fevereiro 1.251 e com as 1.201 de março, já totalizam 3.750 novas empresas abertas só em 2025 no Estado.
O movimento é crescente desde 2017, com recordes anuais sucessivos. Em 2023, pela primeira vez, a Jucems registrou mais de 10 mil empresas em um ano (10.117), número que foi superado no ano seguinte (11.164) e tende a ser novamente suplantado nesse ano, já que os totais mensais estão ficando acima de 1 mil novas firmas.
Para o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, a expectativa é de melhora. “A perspectiva de crescimento se mantém. A Junta Comercial se compromete a cada vez mais investir em inovações tecnológicas, neste ano estamos ainda procurando partir para a inteligência artificial de forma a simplificar a vida do empresário”, afirmou.
O setor de Serviços reúne o maior número de registros: 911, seguido do Comércio com 252 e da Indústria com 38. Entre os subsetores que mais se destacaram estão: Serviços combinados de Escritório e Apoio Administrativo (58 novas empresas); Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo (58); Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (50), Holdings de Instituições Não-Financeiras (37); Cultivo de Soja (28), Atividade Odontológica (26), Transporte Rodoviário de Cargas (23); Restaurantes e Similares (21); Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial (20).
Na distribuição regional, Campo Grande lidera a abertura de empresas em março com 463, seguido de Dourados (133), Chapadão do Sul (123), Três Lagoas (62), Naviraí (32), Ponta Porã (23), Nova Andradina (22), Maracaju (20), Sidrolândia (18), Corumbá (15), Coxim (14), Inocência (13), São Gabriel (12) e Amambai (10).
João Prestes, Comunicação Semadesc
CIDADES
A Logística Secreta da Educação: Como o MS Garante que Todo Material Chegue nas Escolas
O governador Eduardo Riedel e o Secretário de Educação, Hélio Daher, visitaram a Central de Processamento e Distribuição da Rede Estadual de Ensino (REE) em Campo Grande. Essa Central é o coração da logística que garante que todos os materiais, desde lápis e uniformes até equipamentos de informática e ônibus escolares, cheguem às 352 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, atendendo mais de 200 mil alunos.
O objetivo é mostrar que a qualidade da educação não depende só do professor, mas de uma estrutura eficiente que apoia o dia a dia das escolas.
Destaques Principais
Um Trabalho Gigante: A Central é considerada uma das maiores estruturas públicas de distribuição do Estado. Ela movimenta mais de 900 mil itens por ano (e mais de 850 mil só em 2025).
O que é Distribuído:
Consumo: Kits escolares, uniformes, produtos de limpeza, utensílios de cozinha.
Estrutura: Armários, mesas, cadeiras, bebedouros, climatizadores, computadores, e até ônibus escolares.
Foco na Igualdade: A logística garante que a mesma qualidade de infraestrutura e materiais que chega às escolas da Capital, chegue também às unidades mais distantes, como as da comunidade Guató, no Pantanal. O secretário afirmou: “Nenhuma escola fique para trás.”
Logística Complexa: O processo envolve controle de estoque, planejamento, roteirização (criação de rotas de entrega) e acompanhamento de cada item até o destino final.
Economia e Eficiência: O governador destacou que o trabalho de “comprar bem, entregar rápido e com qualidade” garante a economia de recursos públicos e, principalmente, o melhor ambiente de aprendizado para o aluno.
Frase Chave
“Por trás disso, existe uma grande estrutura de apoio… e uma logística que movimenta mais de 900 mil itens por ano. É um trabalho contínuo, para que tudo chegue na hora certa e o aluno tenha o melhor ambiente possível para aprender,” frisou o governador Eduardo Riedel.
-
CIDADES4 dias atrásEmpreendedorismo Transforma Vidas: Indígenas de MS Faturam Mais de R$ 2.400 em Uma Semana Após Formação
-
CIDADES4 dias atrásMS na COP30: Mato Grosso do Sul Mostra ao Mundo Como Crescer a Economia Cuidando do Meio Ambiente
-
CULTURA4 dias atrásGrande Festa Japonesa em Dourados Celebra Cultura e Amizade com Apoio do Governo de MS
-
ATALAIA OPORTUNIDADES4 dias atrásOportunidade! Funtrab Abre Mais 1.200 Vagas para Cursos Profissionais Gratuitos em Campo Grande
-
CIDADES3 dias atrásParceria entre MS e Municípios Acelera a Educação e a Alfabetização
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásExportações de MS em Alta: Vendas Aumentam 4,24% e Celulose Mantém a Liderança
-
CIDADES3 dias atrásMS Alfabetiza: A Parceria que Está Deixando as Crianças do MS Mais Alfabetizadas
-
BEM-ESTAR MS3 dias atrásNovembro Roxo: Hospital Regional de MS Alerta sobre Prevenção e Cuidados com Bebês Prematuros

