MULHER
Governo no Bairro: MS Cidadão transforma o Jardim Noroeste com serviços e rede de proteção à mulher
MULHER
Mais que emissão de documentos, mutirão no bairro da Capital consolida o combate à violência doméstica como ação permanente do programa.
No último sábado (28), a estrutura do Estado mudou de endereço e desembarcou no Jardim Noroeste, em Campo Grande. O programa MS Cidadão levou uma verdadeira “central de soluções” para milhares de moradores, facilitando o acesso a serviços que, na correria do dia a dia, muitas vezes ficam distantes de quem mais precisa.
A grande novidade desta edição foi o anúncio de que as ações de orientação e combate à violência contra a mulher — com o apoio das polícias Civil e Militar — agora são fixas. O que começou como uma campanha temática de março, agora será levado a todas as cidades por onde o programa passar.
O Estado na porta de casa
O secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, reforçou que a missão é desburocratizar a vida do sul-mato-grossense. “Sabemos que muitos trabalham ou moram longe dos centros de atendimento. A ideia é levar toda essa atenção para perto deles”, explicou.
Os destaques do mutirão:
-
Emprego e Renda: Intermediação de vagas pela Funtrab.
-
Documentação: Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
-
Moradia: Cadastros e orientações habitacionais.
-
Rede de Proteção: Acolhimento e denúncia para mulheres vítimas de violência doméstica.
Parceria que transforma
A primeira-dama, Mônica Riedel, acompanhou de perto os atendimentos e celebrou o foco na proteção feminina: “Fiquei satisfeita em ver esse acolhimento fundamental ganhando espaço”.
O evento contou ainda com a força da UEMS (Universidade Estadual de MS), que reforça seu papel social levando conhecimento e extensão para fora dos muros acadêmicos. De Aquidauana para a Capital, e agora seguindo para o interior, o MS Cidadão prova que a cidadania se faz com presença e escuta ativa.
MULHER
Saúde da Mulher em MS: Saiba como obter DIU e implante subdérmico gratuitamente pelo SUS
Mato Grosso do Sul tem se destacado na oferta de métodos contraceptivos de longa duração, os chamados LARCs. Por meio de investimentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o governo garante que métodos como o DIU (Dispositivo Intrauterino) e o implante subdérmico cheguem à população de forma gratuita, promovendo autonomia reprodutiva e planejamento familiar.
O acesso a esses métodos é simples, mas requer um fluxo obrigatório que começa na atenção primária. Confira o passo a passo para garantir o atendimento:
Como funciona o fluxo de atendimento?
-
A porta de entrada: A mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, preferencialmente onde já possui cadastro e acompanhamento.
-
Consulta inicial: O primeiro contato é feito com médicos ou enfermeiros. Durante a consulta, a paciente expressa seu desejo e recebe orientações detalhadas sobre as opções disponíveis, incluindo prós, contras e documentos necessários.
-
Avaliação e Procedimento: Dependendo da estrutura do município, a inserção do método pode ocorrer na própria UBS ou em uma unidade de referência para a qual a paciente será encaminhada.
“O vínculo com a unidade de saúde facilita o atendimento. O ideal é que a mulher vá ao posto onde a equipe já conhece sua família e seu território”, destaca Francielly Rosiani da Silva, gerente de Saúde da Mulher da SES.
Impacto Real: Queda na gravidez na adolescência
A ampliação do acesso a esses métodos, aliada à capacitação constante de profissionais de saúde, já apresenta resultados práticos nas estatísticas do estado. Entre 2022 e 2025, Mato Grosso do Sul registrou uma queda significativa na taxa de gravidez na adolescência, que passou de 14,92% para 12,65%.
Este índice é o menor da última década no estado e vai na contramão da tendência nacional, consolidando a política pública de MS como uma referência em saúde preventiva e educação sexual.
Vantagens dos métodos de longa duração (LARCs)
-
Alta Eficácia: Estão entre os métodos mais seguros do mundo.
-
Praticidade: Não dependem da lembrança diária (como a pílula) ou mensal (como injetáveis).
-
Reversibilidade: Podem ser retirados a qualquer momento caso a mulher decida engravidar.
-
ESPORTES4 dias atrásMato Grosso do Sul projeta o esporte para 2035: foco em inclusão e alto rendimento
-
GERAL4 dias atrásGoverno de MS investe R$ 65 milhões em novas unidades prisionais na Gameleira
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásVoz ativa: Fórum das Juventudes define metas para os próximos 10 anos em MS
-
CIDADES36 minutos atrásCiência na prática: Bioparque Pantanal abre inscrições para o 4º Clube de Ciências com foco em inovação
-
COLUNISTA4 dias atrásOPOSIÇÃO ENSAIA O DISCURSO DE CAMPANHA
-
MATO GROSSO DO SUL53 minutos atrásOrgulho de MS: Bioparque Pantanal completa 4 anos como o ”embaixador” da nossa biodiversidade no mundo
-
BEM-ESTAR MS39 minutos atrásOperação Chikungunya: MS entra em estado de alerta e reforça ofensiva na Grande Dourados
-
CARAVINA EM PAUTA5 dias atrásCaravina lidera audiência pública e cobra soluções para falhas no fornecimento de energia em MS

