BEM-ESTAR MS
Campanha de teleoftalmologia com retinografia portátil é realizada em Campo Grande e Ponta Porã
BEM-ESTAR MS

De 2 a 5 de junho, ação leva exames gratuitos para rastreio de doenças oculares a grupos prioritários
Entre os dias 2 e 5 deste mês, os municípios de Campo Grande e Ponta Porã receberam a Campanha de Retinografia, iniciativa voltada à detecção precoce de doenças oculares como retinopatia diabética, glaucoma e degenerações maculares — responsáveis por grande parte dos casos de cegueira evitável.
A ação, realizada pelo Telessaúde – Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), representa um avanço na atenção oftalmológica ofertada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ao integrar tecnologia de ponta, atenção territorial e qualificação técnica.
Voltada prioritariamente a pessoas com diabetes acima de 12 anos, hipertensos e idosos, a iniciativa promove rastreio oftalmológico com o uso de retinógrafos portáteis. Os equipamentos permitem a realização de exames de retina de forma simples, rápida e não invasiva, com as imagens sendo analisadas remotamente por especialistas.
Os laudos ficam prontos em até 30 dias, facilitando o encaminhamento dos casos que demandarem acompanhamento.
Dona Célia Martins da Cruz, de 61 anos, aproveitou a ação no posto de saúde Macaúba para realizar exames oftalmológicos. Com um histórico de diabetes, pressão alta e colesterol, ela enfatiza a importância do acompanhamento regular.
“Eu enxergo bem, mas preciso usar óculos para atividades como catar feijão, arroz, escrever”, relata. Ela enfatiza a importância de exames regulares para monitorar a saúde ocular, especialmente devido à diabetes. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde é fundamental, pois oferece acesso a exames para quem não tem condições de buscar serviços particulares”, relata dona Célia destacando a agilidade e a presteza da equipe.
Moradores do Jardim Los Angeles, Eugênia de Souza acompanhou seu pai, Geraldo Souza, e também aproveitou para verificar a situação de sua saúde ocular. “Para nós são dois gastos a menos, além da comodidade de ter o serviço disponível na região, nos permitindo que irmos a pé sem nenhum custo. E melhor: pelo SUS, que é tudo de bom”, exalta Eugênia.
Moradores do Jardim Los Angeles, Eugênia de Souza acompanhou seu pai, Geraldo Souza, e também aproveitou para verificar a situação de sua saúde ocular.
A campanha também fortalece a política de saúde digital do Governo do Estado, que vem investindo em soluções tecnológicas para ampliar o acesso e a resolutividade dos serviços prestados à população, especialmente na Atenção Primária à Saúde.
“O telediagnóstico tem sido uma ferramenta estratégica para dar uma resposta mais rápida aos usuários. Com a retinografia, conseguimos atuar com mais precisão na triagem dos casos, garantindo que os pacientes com alterações recebam o acompanhamento adequado”, afirma a gerente de Telediagnóstico da SES, Paola Carvalho.

O trabalho será conduzido pelo Telessaúde da SES, em articulação com o Telessaúde Goiás/UFG, responsável pela oferta nacional de Teleoftalmologia. A ação em Campo Grande contará com a presença de técnico especializado da equipe nacional de teleoftalmologia para ampliar e aprimorar a equipe de telediagnóstico estadual.
“Essas doenças não são tratadas com óculos. Elas são tratadas com pré-diagnóstico ou cirurgias, e outros tipos de tratamento que, quando detectadas no início, melhoram a qualidade de vida. Pelo quadro nacional, temos uma sociedade que está envelhecendo e essas doenças vão aparecer. Essa iniciativa é uma prevenção que daqui a alguns anos terá frutos, evitando que no futuro, sejamos uma sociedade de pessoas que não enxergam”, afirma Grazielle Madrini, técnica de enfermagem da equipe de Telessaúde Goiás/UFG.
Como funciona
A teleoftalmologia-retinografia permite a realização de exames de retina a distância, por meio de um retinógrafo portátil acoplado a um smartphone. As imagens do fundo de olho são enviadas por meio de plataforma de teleoftalmologia-retinografia em Goiânia, sendo os exames avaliados e laudados por oftalmologistas vinculados a Oferta Nacional de Teleoftalmologia-Retinografia /UFG.
De acordo com a superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, a adesão do Núcleo de Telessaúde de Mato Grosso do Sul (SSD/SES) foi aprovada pelo Departamento de Saúde Digital – SEIDIGI/Ministério da Saúde e pela Oferta Nacional de Teleoftalmologia-Retinografia/UFG.
A implementação seguiu uma metodologia baseada em campanhas, com o envio de equipes técnicas aos municípios com maior demanda, conforme levantamento realizado pela SES, pela área técnica da Assistência à Saúde (SAS/SES), com apoio da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o qual identificou as regiões com maior concentração de pacientes diabéticos e portadores de doenças crônicas — grupo mais propenso ao desenvolvimento de complicações oculares.
“Nesse sentido foi realizado um levantamento detalhado para identificar os municípios com as maiores proporções de pacientes diabéticos e hipertensos em relação à população total” explicou a Coordenadora do Telessaúde MS, Rosangela Dobbro.
De fevereiro a maio deste ano a Campanha percorreu os municípios de Terenos, Bandeirantes, Nova Alvorada do Sul, Caracol e Guia Lopes da Laguna totalizando 243 exames realizados. A gerente de telediagnóstico da SES, Paola Carvalho, enfatiza que seleção dos primeiros municípios foi feita com base em dados como a prevalência de hipertensos e diabéticos.
Contudo, o serviço está aberto para outros municípios interessados, que devem preencher o formulário disponível no site do Telessaúde MS e agendar a visita com a equipe que realiza os procedimentos.
Danúbia Burema e Helton Davis. Comunicação SES
Fotos: Helton Davis


BEM-ESTAR MS
Governo de MS Abre Seleção para Encontrar Nova Gestora do Hospital Regional de Ponta Porã

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) abriu um processo de seleção para definir quem irá administrar o Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José de Simone Netto.
O Chamamento Público busca escolher uma Organização Social de Saúde (OSS) que já tenha experiência comprovada na gestão de hospitais de média complexidade em Mato Grosso do Sul.
Detalhes da Gestão e Prazo
A OSS escolhida será responsável por gerenciar, operacionalizar e executar todos os serviços de saúde no hospital, que é fundamental para atender a população da região de fronteira.
O contrato inicial terá duração de até 60 meses (5 anos). A renovação dependerá do cumprimento das metas acordadas e da aprovação das contas da instituição.
Próximos Passos
A primeira sessão pública do processo de seleção, quando as propostas serão abertas, está marcada para o dia 4 de novembro de 2025, às 8h, na sede da SES, em Campo Grande.
O edital completo e todas as informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br).
-
CAMPO GRANDE4 dias atrás
Píton Capitu do Bioparque Pantanal faz check-up para garantir sua saúde
-
CIDADES4 dias atrás
Aparecida do Taboado ganha novo espaço para ajudar mulheres e crianças vítimas de violência
-
BEM-ESTAR MS4 dias atrás
Dourados abre Policlínica do Hospital Regional com mais de 6 mil atendimentos por mês
-
CULTURA4 dias atrás
É Natal Solidário: Governo de MS lança campanha “Caixa Encantada” para arrecadar brinquedos
-
CULTURA4 dias atrás
40 Anos de Histórias: Detran-MS celebra aniversário plantando 80 Ipês
-
MATO GROSSO DO SUL3 dias atrás
Governo Federal Protege o Pantanal com Novo Estatuto, Seguindo o Exemplo de Mato Grosso do Sul
-
MATO GROSSO DO SUL15 horas atrás
Gigante de Carnes (JBS) Elogia Gestão de MS; Presidente do Paraguai Acompanha Visita
-
BEM-ESTAR MS15 horas atrás
Mato Grosso do Sul Segue Sem Casos de Sarampo em 2025 e Reforça a Vigilância