TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

BEM-ESTAR MS

Protocolos Salvam Vidas: O Trabalho do Negesp em Mato Grosso do Sul

Publicados

BEM-ESTAR MS

O dia 17 de setembro é o Dia Nacional de Segurança do Paciente, e a data serve de alerta para a importância de práticas seguras nos serviços de saúde. Em Mato Grosso do Sul, esse tema é prioridade, especialmente após a criação do Negesp (Núcleo de Segurança do Paciente).

O Negesp tem trabalhado para implementar protocolos de atendimento que seguem normas nacionais e internacionais, com o objetivo de reduzir falhas e riscos nos hospitais. A lógica é clara: quanto mais estruturados são os protocolos, menores são os riscos.

Segundo Eduarda Tebet, coordenadora do Negesp/MS, a segurança do paciente é uma cadeia que envolve todos, desde a administração do hospital até a checagem da pulseira de identificação pelo próprio paciente.

 

Ferramentas Simples, Resultados Expressivos

 

A adoção de ferramentas simples, mas eficazes, tem mostrado resultados impressionantes. Por exemplo, o uso do checklist de cirurgia segura da Organização Mundial da Saúde (OMS) pode reduzir a mortalidade cirúrgica em 25% a 43%, de acordo com pesquisas internacionais.

Outra ferramenta importante é o SCC (Safe Childbirth Checklist), também da OMS, que ajuda a diminuir a mortalidade perinatal (em torno do nascimento). O protocolo já demonstrou uma queda de cerca de 11% no risco de natimortalidade onde foi aplicado.

Leia Também:  Carnaval terá combinação de sol, calor e pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul 

 

Cultura de Segurança Envolve a Todos

 

A coordenadora do Negesp/MS enfatiza que a cultura de segurança precisa ser permanente e envolver ativamente gestores, profissionais e pacientes.

“Protocolos bem aplicados salvam vidas, e quando todos participam ativamente, conseguimos reduzir falhas e oferecer um cuidado mais qualificado”, diz Eduarda Tebet.

Globalmente, a segurança do paciente é uma grande preocupação. A OMS estima que cerca de 2,6 milhões de pessoas morrem anualmente devido a falhas na atenção à saúde em hospitais no mundo. Por isso, a atuação do Negesp em MS é estratégica para transformar esse cenário e oferecer um cuidado mais seguro e de qualidade para a população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BEM-ESTAR MS

Governo de MS Abre Seleção para Encontrar Nova Gestora do Hospital Regional de Ponta Porã

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) abriu um processo de seleção para definir quem irá administrar o Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José de Simone Netto.

O Chamamento Público busca escolher uma Organização Social de Saúde (OSS) que já tenha experiência comprovada na gestão de hospitais de média complexidade em Mato Grosso do Sul.

 

Detalhes da Gestão e Prazo

 

A OSS escolhida será responsável por gerenciar, operacionalizar e executar todos os serviços de saúde no hospital, que é fundamental para atender a população da região de fronteira.

O contrato inicial terá duração de até 60 meses (5 anos). A renovação dependerá do cumprimento das metas acordadas e da aprovação das contas da instituição.

 

Próximos Passos

 

A primeira sessão pública do processo de seleção, quando as propostas serão abertas, está marcada para o dia 4 de novembro de 2025, às 8h, na sede da SES, em Campo Grande.

O edital completo e todas as informações estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo russo Acron fecha negociação de compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3)
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA