TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

CULTURA

Cidadania de MS relembra: boas atitudes fazem um bom Carnaval, e não é não!

Publicados

CULTURA

Boas atitudes fazem um bom Carnaval é a campanha da Secretaria de Estado da Cidadania para relembrar que o não é não. Depois da formação para aplicação do protocolo com bloquinhos de Carnaval de rua da Capital, chegou a vez de multiplicar a informação também aos municípios do interior do Estado.

De uma maneira muito didática e prática, a psicóloga Tatiana Samper traz o conteúdo em uma série de vídeos que mostram como enfrentar e prevenir o assédio.

Psicóloga, Tatiana Samper realizou formação na Capital e segue gravando série de vídeos para multiplicar o tema. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

“Pela lei, existem duas situações previstas que devem ser evitadas e combatidas. A primeira é a importunação sexual, aquela situação em que a pessoa tentou paquerar outra, mas não teve retorno ou a mulher já manifestou que não tem interesse, mas o sujeito continua insistindo. Isso não é apenas uma brincadeira ou uma paquera, é uma violação de direitos e a decisão da mulher deve ser respeitada. Já a segunda situação, são casos de violência que podem causar lesão, dano ou até mesmo morte, e as equipes que trabalham em espaços previstos na lei devem saber como agir nestes casos”, descreve Tatiana.

Boas atitudes fazem um bom Carnaval

Para o Carnaval de 2025, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, junto à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de Mato Grosso do Sul, Sindha (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Estado de MS) e ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de CG) tem ido às ruas conscientizar sobre o combate ao assédio e que o respeito é fundamental durante todo o ano.

Leia Também:  Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, A Boca Filmes exibe clássico do horror brasileiro
Campanha tem levado materiais, informações e diálogo para a folia. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
A mensagem “boas atitudes fazem um bom Carnaval” tem se espalhado por todo o Mato Grosso do Sul. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

A ação envolve distribuição de cartazes e orientações, antecede a formação de profissionais que atuam no ramo de bares e restaurantes, prevista para ser lançada ainda neste primeiro semestre.

O cartaz frisa “boas atitudes fazem um bom Carnaval”, além de trazer telefones e sites de onde pedir ajuda, denunciar e tirar dúvidas.

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, explica que a campanha dá visibilidade para todos os tipos de marcadores sociais, enfatizando que diferenças não podem determinar a violação de direitos na folia.

“Boas atitudes fazem um bom Carnaval traz este debate para a folia, de respeito. O enfrentamento e combate a todas as formas de violência passa pela prevenção, e nós vivemos um período com muitos mecanismos de atenção, campanhas como do Ministério Público do Estado, Defensoria, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa e até mesmo as próprias intervenções dos blocos, pois durante a folia são ditas mensagens de proteção, de onde e como denunciar. Estamos vendo o engajamento de todos os setores para termos uma festa baseada na paz e no respeito”, finaliza Manuela.

Leia Também:  Preservar compensa: Pantanal de MS ganha maior programa de conservação ambiental do país

 

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

40 Anos de Histórias: Detran-MS celebra aniversário plantando 80 Ipês

Publicados

em

Para marcar os 40 anos de sua existência e o fim da Semana Nacional de Trânsito, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou um emocionante plantio de 80 mudas de ipês (40 brancos e 40 amarelos), a árvore-símbolo do estado.

O evento reuniu servidores antigos, aposentados, servidores mais jovens e até crianças da creche do Detran, criando um momento de memória, afeto e conexão entre gerações.

 

Ipês que Eternizam Vidas

 

O ato de plantar uma árvore virou um símbolo das histórias de quem dedicou a vida ao órgão:

Tradição de Família: Aposentados como Angélica, que trabalhou por 45 anos no Detran, plantaram o ipê ao lado da filha (que hoje é servidora) e do neto.

Memórias Afetivas: Servidora Luciene Macena, com 25 anos de casa, plantou com a filha e o neto. A filha, que estudou na creche do Detran, escolheu um ponto onde o neto, no futuro, verá o ipê ao tirar sua CNH.

Despedida Emocionada: Irani de Sousa, que está prestes a se aposentar após 48 anos de serviço público (26 no Detran), participou e se emocionou ao deixar sua marca.

Leia Também:  Preservar compensa: Pantanal de MS ganha maior programa de conservação ambiental do país

Novas Conquistas: Servidores mais jovens, como Atayde Carrilho, plantaram com a família, celebrando as conquistas pessoais e profissionais que tiveram no Detran.

 

Plantando Esperança e Futuro

 

O plantio foi além da homenagem. As 80 mudas foram cultivadas por jovens em processo de ressocialização por meio do projeto “Raízes da Sustentabilidade” da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

O diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, ressaltou que o ipê simboliza a missão de preservar vidas no trânsito e construir um futuro melhor.

A diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo, completou que plantar árvores é também uma forma de educar para o respeito à vida e ao espaço coletivo, a essência do trabalho do Detran.

O encontro de três gerações — aposentados, servidores e crianças — costurou o passado, presente e futuro, reafirmando o compromisso do Detran-MS com um trânsito mais humano e seguro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA