TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Inscrições abertas para encontro ‘Cuidados Paliativos em pauta: a potência da APS’

Publicados

MATO GROSSO DO SUL

Estão abertas as inscrições para o evento ‘Cuidados Paliativos em pauta: a potência da APS’, que acontece no dia 16 de julho no auditório Germano Barros de Souza, localizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento é promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio das superintendências de Atenção Primária à Saúde e Atenção à Saúde.

Conforme a PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), os cuidados paliativos encontram-se entre as diversas ações atribuídas à APS (Atenção Primária à Saúde), a serem desenvolvidas com foco no cuidado integral, qualificado, multiprofissional e dirigido à população do território de sua responsabilidade.

Os cuidados paliativos devem abranger toda a linha de cuidado e ser oferecido à pessoa afetada por uma doença que ameace a vida, seja aguda ou crônica, a partir do diagnóstico desta condição. Sendo assim, envolve a assistência na APS e demais níveis de atenção à saúde, estendendo-se ao domicílio como espaço de cuidado, uma vez que a grande parte das pessoas com condições de saúde que exigem cuidados paliativos estão na comunidade e em suas casas.

Leia Também:  Entre jogos e pinturas, penitenciária da capital realiza ação voltada à qualidade de vida de reeducandos com transtornos mentais

Para a enfermeira e referência técnica de Cuidados Paliativos da SES, Michele Borsoi, o evento é uma oportunidade para disseminar a cultura de Cuidados Paliativos e dar visibilidade ao tema entre profissionais de saúde, coordenadores de APS dos municípios do estado e interessados no tema.

“O encontro tem o objetivo de disseminar a cultura de Cuidados Paliativos em Mato Grosso do Sul com um recorte espacial para a APS. É um convite a reflexão frente a temática de Cuidados Paliativos, mas com o entendimento da potência da APS como ordenadora da rede de atenção à saúde e coordenadora do cuidado”, explica Borsoi.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.saude.ms.gov.br/cuidados-paliativos-em-pauta-a-potencia-da-aps-inscricao/

Confira a programação completa:

7h30 – Credenciamento / Registro de Autoridades

8h15 às 8h45 – Abertura e boas-vindas

8h45 às 9 horas – Gotas de Cuidados Paliativos

9 horas às 10h30 – Palestra de Abertura: ‘Perspectivas da Política Nacional de Cuidados Paliativos’

Convidada:

  • Gabriela Hidalgo – Hospital das Clínicas da USP – Instituto Perdizes

10h30 às 11 horas – Debates e Interação com os participantes

Leia Também:  Quinta-feira de tempo instável com temperaturas de até 37°C em Mato Grosso do Sul

11 horas às 13 horas – Intervalo para almoço

13 horas às 14h15 – Palestra: ‘Cuidados Paliativos em Pauta: a potência da APS’

Convidada:

  • Samara Ercolin de Souza – Hospital Israelita Albert Einstein

14h30 – Gotas de Cuidados Paliativos

14h45 às 16h15 – Sessão de diálogo: Como integrar cuidados paliativos na Atenção Primária de Mato Grosso do Sul para melhorar a qualidade de vida de pacientes com condições ameaçadoras da vida? Qual a potência da APS?

  • Maurício Simões Corrêa – Secretário de Estado de Saúde SES/MS
  • Karine Cavalcante da Costa – Superintendente de Atenção Primária SES/MS

Convidadas:

  • Gabriela Hidalgo – Hospital das Clínicas da USP – Instituto Perdizes
  • Samara Ercolin de Souza – Hospital Israelita Albert Einstein

Moderadora:

  • Michele Borsoi – Cuidados Paliativos SES/MS

16h15 às 16h30 – Encerramento

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Gigante de Carnes (JBS) Elogia Gestão de MS; Presidente do Paraguai Acompanha Visita

Publicados

em

Mato Grosso do Sul (MS) está sendo reconhecido nacionalmente por sua boa gestão econômica e fiscal, que cria um ambiente de negócios favorável para empresas e geração de empregos.

Em uma visita técnica à unidade da JBS (uma das maiores empresas de carnes do mundo) em Dourados, o governador Eduardo Riedel recebeu o presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Durante o evento, Wesley Batista, acionista e conselheiro da JBS, elogiou abertamente a administração do estado.

“O Mato Grosso do Sul é um exemplo… A gestão aqui… é a gestão mais eficaz do ponto de vista de empreender,” disse Batista, destacando que o estado é bem administrado e consegue ter desenvolvimento econômico e social.

A JBS, que já gera cerca de 19 mil empregos diretos em MS, viu o estado como um modelo de confiança para investimentos.

 

Anúncio de Investimento e Relação com o Paraguai

 

Aproveitando a visita, a JBS anunciou um investimento de US$ 70 milhões para a produção de frango no Paraguai. Este investimento inclui a compra e modernização de uma fábrica, que terá capacidade para processar 100 mil aves por dia e empregar cerca de 1.100 pessoas.

Leia Também:  Sedhast convida organizações para diálogo sobre recursos de R$ 4,6 milhões

Tanto o governador Riedel quanto o presidente Peña ressaltaram a importância da confiança mútua e das ações conjuntas, como a construção da Ponte Bioceânica, que ligará os dois países e facilitará o comércio.

Governador Riedel: “Investimento significa confiança. O Mato Grosso do Sul cresce entre 4% e 6%, com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, porque a iniciativa privada sentiu confiança.”

Presidente Peña: “O Brasil e o Paraguai estão tendo sucesso… Queremos avançar, nós achamos o caminho, em conjunto com o setor privado, da mesma forma que o governador Eduardo Riedel está fazendo no Mato Grosso do Sul.”

A mensagem central é que a boa gestão de MS é um modelo que atrai a confiança do setor privado, e essa parceria se expande para o Paraguai com novos investimentos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS MS

MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA