TRÂNSITO
Transferência de CNH para MS é Rápida e Gratuita; Motoristas Responsáveis Ganham Desconto na Renovação
TRÂNSITO

Mudar de estado não precisa ser um transtorno para os motoristas. Fabrício Gomes Rodrigues, que se mudou de Minas Gerais (MG) para Campo Grande (MS) há cinco anos, descobriu que o processo de transferir sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a base do Detran-MS é simples e não tem custo.
Ao procurar o Detran-MS para renovar sua carteira, ele foi informado que precisava primeiro transferir o documento.
“O processo de transferência… é concluído de forma eletrônica,” explicou Luiz Fernando Ferreira, diretor de Habilitação do Detran-MS. A única exceção que exige mais documentos é para condutores vindos de São Paulo.
Desconto para “Bom Condutor”
Após a transferência, Fabrício recebeu uma excelente notícia: ele ganhou o bônus de Bom Condutor. Este benefício concede um desconto na taxa de renovação da CNH para motoristas que não registraram nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.
“Fiquei muito feliz e até surpreso. É um reconhecimento importante, porque reflete no trânsito. Quem está na estrada precisa ter consciência de que dirigir é uma questão de responsabilidade,” afirmou Fabrício.
Este ano, o Detran-MS já concedeu esse desconto para 15.961 motoristas, reforçando o compromisso do estado com a segurança nas vias. O diretor do Detran-MS destacou que o bônus é mais que um benefício financeiro; é um incentivo à responsabilidade e cidadania no trânsito.
A transferência de CNH para MS continua alta, com 33.647 motoristas de outros estados se registrando em Mato Grosso do Sul só em 2025.


TRÂNSITO
Licenciamento de veículos com placas de finais 4 e 5 em MS vence em junho

Os veículos que possuem finais 4 e 5 devem regularizar a taxa anual de licenciamento. No total, em Mato Grosso do Sul, são aproximadamente 204.758 veículos que devem regularizar a situação este mês.
O valor para pagamento é de 4,53 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) para pagamento até o dia 30, último dia útil do mês de junho e quem pagar após essa data, o valor é de 5,88 Uferms. Neste mês, segundo a resolução nº 3.452 da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) a unidade da Uferms está no valor de R$ 52,62.
O porte do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, seja pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou documento físico.
Quem for flagrado em uma fiscalização, seja em rodovias ou perímetro urbano e não estiver portando o CRLV ou com o licenciamento em atraso, vai ser autuado em uma infração gravíssima, com 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa no valor de R$ 293,47, podendo pagar na hora, via PIX o licenciamento, evitando a remoção do veículo ao pátio.
Final 3
No início de maio, o Detran-MS identificou falhas de paginação na impressão das guias de licenciamento dos veículos com placa final 3. As inconsistências ocasionaram divergências entre as informações da capa da correspondência e o conteúdo interno da guia.
Diante disso, o Detran prorrogou o vencimento dos veículos de placa final 3 para setembro de 2025.
Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued
-
CARAVINA EM PAUTA7 dias atrás
Caravina cumpre agenda em Taquarussu com entregas para saúde e educação
-
CARAVINA EM PAUTA7 dias atrás
Caravina fortalece diálogo com lideranças e visita instituições em Dourados
-
CAMPO GRANDE3 dias atrás
Píton Capitu do Bioparque Pantanal faz check-up para garantir sua saúde
-
CIDADES3 dias atrás
Aparecida do Taboado ganha novo espaço para ajudar mulheres e crianças vítimas de violência
-
CULTURA3 dias atrás
É Natal Solidário: Governo de MS lança campanha “Caixa Encantada” para arrecadar brinquedos
-
CULTURA3 dias atrás
40 Anos de Histórias: Detran-MS celebra aniversário plantando 80 Ipês
-
MATO GROSSO DO SUL34 minutos atrás
Gigante de Carnes (JBS) Elogia Gestão de MS; Presidente do Paraguai Acompanha Visita
-
BEM-ESTAR MS29 minutos atrás
Mato Grosso do Sul Segue Sem Casos de Sarampo em 2025 e Reforça a Vigilância