MULHER
FEMAMA promove a 11ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher
MULHER
A edição deste ano traz como tema central a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
Nos dias 18 e 19 de junho, Brasília (DF) será palco, pela primeira vez, da 11ª edição da Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, que ocupará um dos espaços mais prestigiados da política brasileira: o Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Realizada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), o evento tem como tema central a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), a qual garante assistência integral ao paciente oncológico, ampliando o acesso universal e de qualidade ao cuidado da saúde em todas as etapas de sua jornada.
Com apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres e a presença confirmada de sua presidente, a Deputada Federal Renilce Nicodemos, a conferência oferece um espaço de diálogo e mobilização, dando voz às pacientes e reunindo representantes do poder público e sociedade civil para abordar as pautas mais urgentes da saúde feminina. Considerando o fim do prazo legal de regulamentação da PNPCC, e a tramitação de outros projetos de lei na Câmara e no Senado que apoiam a melhoria nas condições de atendimento das mulheres no SUS, “buscamos promover discussões profundas e propor ações concretas para aprimorar a prevenção e o controle do câncer e outras doenças que afetam as mulheres brasileiras. Em nosso país o direito à saúde é universal, mas o acesso ao tratamento do câncer ainda não é. Nesses 18 anos de FEMAMA conquistamos marcos fundamentais, como a Lei dos 30 e 60 dias, mas precisamos encontrar meios para ampliar a detecção precoce e o acesso ao tratamento para pacientes oncológicos”, comenta Maira Caleffi, mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e Presidente Voluntária da Femama.
Conquistas ao longo dos 18 anos de FEMAMA
Ao longo dos 18 anos de trajetória a FEMAMA obteve importantes conquistas, sendo elas: A implementação do Outubro Rosa no Brasil; A articulação para a aprovação da Lei dos 60 Dias, que determina o início do tratamento de pacientes oncológicos pelo SUS dentro deste prazo; Da Lei da Mamografia, que regulamenta a mamografia a partir dos 40 anos pelo SUS; Da Lei do Registro Compulsório, que torna obrigatória a notificação de casos de câncer nas redes pública e privada de saúde e da Lei dos 30 Dias, que estabelece este como o prazo limite para realização de exames para confirmação de diagnóstico de câncer no SUS.
Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Atuando na articulação entre governos e sociedade civil com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas que considerem a voz de pacientes oncológicos atendidos pelas mais de 70 instituições que constituem sua rede de associadas em todo o país. Conheça o trabalho da FEMAMA aqui.
MULHER
Etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas em MS
Com histórias inspiradoras e autênticas, o empreendedorismo feminino é celebrado e valorizado por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). Em Mato Grosso do Sul, as inscrições da etapa estadual estão abertas até o dia 30 de julho e podem ser realizadas de forma gratuita no site oficial. A premiação evidencia mulheres líderes de negócio em todo o país e possui cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Ciência e Tecnologia, Produtora Rural e Negócios Internacionais.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Vânia Torraca, o prêmio é uma oportunidade de promover o negócio e, dessa forma, fomentar o empreendedorismo feminino. “É mais do que uma homenagem. É um reconhecimento vibrante à força, à garra e à paixão de mulheres que constroem um futuro promissor para o Brasil. Celebramos mulheres que, com inovação, visão de futuro e excelência em gestão, transformam seus negócios em motores de impacto social e econômico. Ao destacarmos a trajetória dessas empreendedoras extraordinárias, inspiramos outras mulheres a desbravar seus sonhos. Acreditamos que cada história de sucesso é um farol que ilumina o caminho para outras mulheres conquistarem seus objetivos”, afirma a analista.
Composto por três etapas, estadual, regional e nacional, o prêmio existe desde 2004 com o intuito de reconhecer histórias, atuando também no fortalecimento da rede de mulheres empreendedoras por meio do contato e representatividade. Na edição 2024, a etapa estadual reconhece, em cada uma das cinco categorias da premiação, três vencedoras, classificadas em 1º, 2º e 3º lugar.
Quem pode participar?
Para participar, as interessadas devem ser maiores de 18 anos, proprietárias de microempresas, empresas de pequeno porte ou microempreendedoras individuais (MEI), todas com CNPJ. No caso de produtora rural, os requisitos incluem inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ou que explorem atividade pesqueira, e possuam registro no Ministério da Pesca.
Todos os pequenos negócios devem ter sido estabelecidos formalmente há, no mínimo, um ano (data de abertura anterior a 01/01/2023). A inscrição é composta pelo preenchimento de um formulário eletrônico e um vídeo de apresentação da candidata, conforme as orientações. Para conferir mais detalhes, confira o regulamento.
Premiação
A premiação estadual e se encerra no dia 9 de setembro e, a partir disso, as empreendedoras que garantiram o primeiro lugar em cada categoria em Mato Grosso do Sul são classificadas para a fase regional e disputam a premiação com representantes de outros estados do país localizados na região Centro-Oeste.
Na etapa regional, novamente, apenas uma candidata por categoria será selecionada entre os estados para concorrer a fase nacional, disputando com representantes de todas as regiões do Brasil. O grupo será avaliado por uma comissão técnica nacional e participa do evento de premiação em Brasília, quando as grandes vencedoras de cada categoria serão reveladas em uma cerimônia prevista para o mês de novembro, quando se comemora do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
Na solenidade da etapa nacional, as vencedoras de cada categoria serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugar. Este ano, as três primeiras colocadas do nacional irão receber um troféu, a participação em uma missão técnica nacional e um aparelho eletrônico como instrumento de trabalho.
Mais informações sobre o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
-
MATO GROSSO DO SUL2 dias atrás
Mercado de trabalho formal em Mato Grosso do Sul fecha 2024 com saldo positivo de 12,4 mil vagas
-
SAÚDE2 dias atrás
“MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” ultrapassa 64 mil atendimentos com consultas, exames e cirurgias
-
TRANSITO2 dias atrás
Sob supervisão da Agems, rodovias concedidas em MS já receberam R$ 249 milhões em melhorias
-
TRANSITO2 dias atrás
Inscrições para escolas públicas e privada participarem do Programa Detranzinho começam hoje
-
CIDADES2 dias atrás
Obras em Dourados e Rio Brilhante impulsionam economia e levam esporte e lazer à população
-
POLÍTICA MS2 dias atrás
Política: a sabedoria na derrota e no recomeço
-
ESPORTES17 horas atrás
Fundesporte promoverá capacitação para professores em práticas esportivas infantis em Sonora
-
MATO GROSSO DO SUL17 horas atrás
Mato Grosso do Sul destaca turismo na Fitur Madrid com parcerias e experiências gastronômicas